top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CIM Alto Minho e AXEGA fazem simulacro transfronteiriço para fortalecer cooperação em emergência

Vai ter lugar amanhã, 20 de junho, pelas 10h00 (PT), um exercício de simulacro transfronteiriço por incêndio florestal entre Monção e Alxen, em Salvaterra de Miño, na Galiza. Esta iniciativa, inserida no projeto "PROTEMPO - Proteção de Emergência Transfronteiriça dirigida à População da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal”, visa melhorar a cooperação entre as entidades responsáveis pela emergência e proteção civil.




bombeiros fardados e agentes da proteção civil no teatro de operações de um incêndio

Com a participação de profissionais de emergência da Galiza e do Norte de Portugal, este simulacro pretende envolver igualmente os municípios, empresários e a população residente nos dois lados da fronteira, proporcionando conselhos e estratégias eficazes de atuação e reforçando protocolos básicos e canais de comunicação direta para uma intervenção mais rápida e eficiente.


A finalidade deste exercício, explica a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) em nota de imprensa, "é testar os diferentes planos e procedimentos diante de um incêndio florestal transfronteiriço, que, neste caso, afetaria, além da massa florestal, uma residência e um veículo." A recriação de uma situação de emergência real permitirá, por um lado, enfatizar a conduta correta e, por outro, agilizar o processo de tomada de decisões.

"Este exercício desempenha um papel crucial no empoderamento da população local, pretendendo fornecer-lhes orientações e diretrizes para salvaguardar a sua integridade pessoal, ao mesmo tempo que cooperam com as equipas de emergência", frisa. Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, "o incremento da cooperação entre os serviços de emergência de ambos os países é uma prioridade para garantir a segurança e a proteção das pessoas, assim como para fortalecer a resposta conjunta em possíveis situações reais, especialmente em áreas sensíveis, onde a ação rápida e a colaboração são fundamentais."

O simulacro transfronteiriço procura também estreitar laços com as empresas locais para que conheçam as atuações dos serviços de emergência em situações que poderão afetá-las diretamente.


Este evento é realizado no âmbito do projeto PROTEMPO, cofinanciado pelo Programa INTERREG VA Espanha Portugal 2014-2020, e conta com a participação da CIM Alto Minho e da AXEGA (Axencia Galega de Emerxencias) como parceiros.




0 comentário

コメント


bottom of page