CIM Alto Minho promove seminário sobre "Comunidades piscatórias e o mar"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CIM Alto Minho promove seminário sobre "Comunidades piscatórias e o mar"


“Comunidades Piscatórias e o Mar - Uma relação para além das pescas” é o tema do seminário que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove amanhã, dia 9 de junho, em Viana do Castelo, com o apoio dos municípios do Alto Minho no âmbito do projeto de cooperação inter-regional CHERISH.



O seminário terá lugar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a partir das 14h30, e está integrado no programa do cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago, que passa esta semana por Viana do Castelo. Terá como tema central as comunidades piscatórias e, sobretudo, o potencial do recurso natural associado ao Mar.

A sessão de abertura será presidida por José Maria Costa, secretário de Estado do Mar, e Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Conta ainda com um conjunto de oradores convidados, entre especialistas, investigadores e atores da chamada “economia azul”, como Isabel Estrada Carvalhais, deputada no Parlamento Europeu e membro da Comissão das Pescas, Agricultura e Desenvolvimento Rural; António José Correia, da Fórum Oceano – Estações Náuticas de Portugal; José Manuel Carpinteira, presidente do GAL Costeiro do Litoral Norte; Portela Rosa, presidente da Vianapesca - Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo; e David Sanches, presidente da Associação de Pescadores da Ribeira Minho. Paulo Monteiro, diretor do Correio do Minho, será o moderador do seminário e o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, fará a sessão de encerramento.

O programa termina com uma visita à Caravela Vera Cruz, marcada para as 17h, que a partir de quarta-feira à tarde estará ancorada na doca comercial de Viana do Castelo, junto ao Navio Gil Eannes.


A inscrição no seminário é gratuita, mas deve ser realizada antecipadamente através do formulário disponível no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

O projeto CHERISH (Creating opportunities for regional growth through promoting Cultural HERitage of fiSHing communities in Europe), cofinanciado pelo programa INTERREG Europe, tem como objetivo principal a melhoria de políticas públicas de desenvolvimento regional relacionadas com a proteção e promoção do património cultural nas comunidades piscatórias, a fim de aumentar a atratividade dessas regiões para as empresas, cidadãos e turistas.



0 comentário
bottom of page