top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CIM e Municípios do Alto Minho promovem ações de capacitação e sensibilização sobre vespa velutina



A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove durante os meses de outubro e novembro, em parceria com os seus dez municípios associados, um programa de capacitação de combate à vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática.


A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Controlo Vespa 2.0 | Estratégia de Prevenção e Controlo da Vespa Velutina nos Ecossistemas do Alto Minho”, sendo dirigida a técnicos e a operacionais de destruição de ninhos (equipas dos municípios, corporações de bombeiros, sapadores, apicultores ou serviços contratualizados pelos municípios).

Em comunicado, a CIM explica que "o programa de capacitação engloba também ações informativas e de sensibilização dirigidas a presidentes de juntas de freguesia, conselhos diretivos de baldios, produtores locais de mel e população em geral."


A primeira ação de informação/ sensibilização teve lugar hoje, dia 17 de outubro na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Seguem-se ações em Arcos de Valdevez (dia 24 de outubro, pelas 18h); Monção (dia 25 de outubro, pelas 18h); Caminha (dia 2 de novembro, pelas 18h); Valença (dia 3 de novembro, pelas 18h); Paredes de Coura (dia 4 de novembro, pelas 18h); Vila nova de Cerveira (dia 8 de novembro pelas 18h); Melgaço (dia 9 de novembro, pelas 18h); Ponte da Barca (11 de novembro, pelas 15h); e Ponte de Lima (dia 14 de novembro, pelas 18h). Os locais onde irão decorrer estas ações serão divulgados nos sites dos municípios.

O projeto “Controlo Vespa 2.0 | Estratégia de Prevenção e Controlo da Vespa Velutina nos Ecossistemas do Alto Minho”, aprovado pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR, tem como "objetivo geral a melhoria do estado de conservação dos ecossistemas e da conservação dos habitats naturais, bem como analisar, caracterizar e dimensionar o estado demográfico da vespa velutina no Alto Minho e o impacto da sua ocorrência ao nível da biodiversidade, socioeconómico e na saúde pública."



0 comentário

Commentaires


bottom of page