top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Claire Maca, 70 anos, e a paixão pelo barro na Academia Sénior do IPVC. Agora até já faz exposições

Claire Maca é belga e está radicada em Portugal desde 2011. Frequentou a Academia Sénior do IPVC em 2018 e, desde lá, tem participado em várias exposições e trabalhado de perto com o artista plástico, João Carqueijeiro. Em outubro, viaja até Oeiras para participar no Oeiras Ceramic Art 2023.




idosa junto a uma flor rosa claro

Sempre gostou de artes, mas a verdade é que nunca havia experimentado entrar verdadeiramente nesse mundo. Não tinha surgido a ocasião. Claire Maca, de nacionalidade belga, mas a residir em Esposende de 2011, conheceu, e experimentou, a cerâmica ao frequentar a Academia Sénior do Politécnico de Viana do Castelo.

Começou em 2018 e, desde então, a maior parte do seu tempo é dedicada à cerâmica, em “trabalhos suportados por simbolismo e alegorias na resposta a questões sociais, que despertam a sua consciência, nomeadamente as injustiças e a violência, em especial aquelas infligidas às mulheres”, descreve.

A próxima exposição será em Oeiras, na Oeiras Ceramic Art 2023, que decorre esta sexta-feira e sábado.

Hoje, quando está a trabalhar o barro, Claire Maca “perde a noção do tempo” e agradece ao Politécnico de Viana do Castelo a possibilidade de experimentar o trabalho no barro, uma das suas “paixões”, confessa.

Formada em Arquitetura de Interiores, esta artista de 70 anos prova que nunca é tarde para descobrir novos propósitos. Após a aposentação, mudou-se para Portugal, país com o qual tem ligação há décadas, e foi no Politécnico de Viana do Castelo que Claire Maca encontrou novos objetivos e metas para continuar a criar diariamente.

Claire Maca trabalha para joalharias e lojas de roupa, desenvolvendo, em barro, peças que serão, depois, replicadas em joias ou vestuário. Fez já vários workshops com o artista João Carqueijeiro e, desde 2019, participa num projeto de desenvolvimento belga destinado a ceramistas locais e centrado no desenvolvimento de um novo design de produtos cerâmicos destinados ao turismo.




0 comentário

Comments


bottom of page