top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Clubes Ciência Viva Debatem Energia Solar e Transição Ecológica | Peneda Gerês TV

27 de maio, 2025.

Arcos de Valdevez é o palco do II Encontro Regional dos Clubes Ciência Viva na Escola, um evento focado na partilha de conhecimento e na promoção da sustentabilidade, com destaque para a energia solar e os desafios da transição ecológica.



Arcos de Valdevez acolhe o II Encontro Regional Clubes Ciência Viva na Escola
Arcos de Valdevez acolhe o II Encontro Regional Clubes Ciência Viva na Escola

Arcos de Valdevez está a fervilhar com o II Encontro Regional dos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE), uma iniciativa crucial para a dinamização da ciência e da sustentabilidade no ensino. Este evento reúne escolas e entidades parceiras, proporcionando um espaço privilegiado para a troca de conhecimentos e a disseminação de boas práticas no âmbito científico.


Um dos pontos altos do encontro é a mesa-redonda que junta investigadores para discutir a temática "Energia Solar e desafios na Transição Ecológica". Esta sessão visa aprofundar o debate sobre a importância crescente da energia solar no panorama energético global e os obstáculos a superar para uma transição ecológica efetiva.


Com o objetivo de sensibilizar os jovens para a relevância da transição energética, foi lançado um desafio estimulante aos CCVnE: participar no concurso solar, centrado na construção de um forno solar utilizando materiais sustentáveis. Esta atividade prática não só estimula a criatividade e o engenho dos participantes, como também reforça a consciência ambiental e a busca por soluções inovadoras.


O evento conta ainda com uma mostra de Ciência, onde os Clubes parceiros têm a oportunidade de apresentar os projetos e trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. É um momento de partilha e reconhecimento do esforço e dedicação dos alunos e professores na exploração do mundo científico.


Para além das atividades mais formais, o encontro reserva momentos de descompressão e confraternização, com o lema "largar o telemóvel e aproveitar a energia", culminando num lanche solar, uma forma divertida de reforçar a temática do evento.


Esta iniciativa, que promete inspirar e capacitar as novas gerações, é apoiada pelo Programa Impulso Jovens STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sublinhando o investimento na educação e na ciência como pilares para um futuro mais sustentável.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page