top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CMAT Labs Fest junta 150 matemáticos na Universidade do Minho

Mais de 150 pessoas participam a 13 e 14 de março no 3.º CMAT Labs Fest, uma espécie de festa da matemática, que se realiza no auditório da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Braga.




origami colorido com equação matemática num quadro atrás

A iniciativa tem o tema “Brincar com a matemática” e começa esta quarta-feira, às 10h30, com um workshop prático pelo núcleo de estudantes NumerUM. Seguem-se as palestras “Problemas potencialmente perigosos”, “E se derivássemos um número?”, “Curvas que preenchem o espaço” e “SET, um jogo não matemático matematicamente interessante”. O dia fica ainda marcado pela iniciativa “A matemática no cinema” (14h55) e “O humor na matemática” (16h15).

 

Na manhã de quinta-feira decorrem os debates “Matemática no contexto empresarial” e “Novos desafios estatísticos na era do big data”, entre outros. Vai também apresentar-se as pós-graduações do Departamento de Matemática da UMinho e as oportunidades de bolsas de investigação do seu Centro de Matemática (CMAT). Há ainda espaço para palestras e testemunhos de alunos e ex-alunos de mestrado e doutoramento. Das 14h00 às 20h00, o NumerUM propõe também as escape rooms “Cubos Esféricos” e “Números para Todos”.

 

Organizado pelos quatro laboratórios do CMAT (InLab, OutLab, PostLab e Junior Group), o encontro pretende assinalar o Dia Internacional da Matemática, proclamado em 2019 pela UNESCO. Entre os objetivos destaca-se "o interesse em divulgar aspetos lúdicos e atrativos da matemática, promover cursos e bolsas, fomentar a interação entre alunos de diferentes graus de ensino, além de destacar projetos de investigação e aplicações no mundo empresarial", refere a docente Lisa Santos.

 

O CMAT Labs Fest realizou-se pela primeira vez em 2022. Anteriormente, o Departamento de Matemática da UMinho assinalava o Dia do Pi, tendo organizado em 2019 a construção de um mega origami, uma esponja de Menger de nível três, e dinamizado em 2021 o desafio online “Testagem em grupo” no contexto da pandemia de Covid-19, que envolveu mais de mil alunos e professores.



 

0 comentário

Comments


bottom of page