top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Comissária Europeia da Coesão conheceu os novos projetos de Cerveira-Tomiño

A Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, visitou, na passada sexta-feira, o Baixo Minho galego para uma reunião alargada com vários agentes territoriais, com o intuito de conhecer os projetos de cooperação em curso entre a Galiza e Portugal, no âmbito do Programa Interreg POCTEP. O encontro surge na sequência da participação de Elisa Ferreira no Encontro Anual INTERREG 2030, em Santiago de Compostela.




duas mulheres e um homem de pé, junto a bandeiras

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e a Alcaldesa de Tomiño, Sandra González, aproveitaram a oportunidade para dar a conhecer as experiências inovadoras dinamizadas pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, nomeadamente os orçamentos participativos transfronteiriços e o trabalho das provedoras transfronteiriças, as quais marcaram presença na reunião para dar o seu testemunho e partilhar preocupações manifestadas pelos cidadãos transfronteiriços.

Durante o encontro, a Alcaldesa de Tomiño manifestou o compromisso da Eurocidade em ampliar a cooperação nas áreas da igualdade e da conciliação da vida laboral e familiar, assim como promover a adaptação do território às alterações climáticas. Sandra González abordou ainda a necessidade de se colocar o foco na participação da população mais jovem como aposta clara para o futuro, e a mobilidade transfronteiriça sustentável, em prol de alternativas limpas como os espaços pedonais, a utilização da bicicleta e do comboio.

Por sua vez, o Presidente Rui Teixeira abordou a necessidade de se “efetivar uma harmonização legislativa para as regiões de fronteira”, exemplificando a área da educação “em que a transição para o 10.º ano não permite que os galegos frequentem o ensino profissional em Portugal”. Outra temática que preocupa bastante o autarca cerveirense é a qualidade ambiental do rio Minho, nomeadamente a poluição, a biodiversidade e o caudal.

No final do encontro, os autarcas entregaram à Comissária Europeia a Agenda 2030 da Eurocidade Cerveira-Tomiño, recentemente apresentada, na qual constam 14 projetos, divididos por quatro eixos estratégicos: economia circular e relações urbano-rurais, desenvolvimento territorial e dinamização de recursos endógenos, mobilidade e transição digital e, ainda, cidadania e igualdade.




0 comentário

Comments


bottom of page