16 alunos vão representar Ponte de Lima na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

16 alunos vão representar Ponte de Lima na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima foi palco do Concurso Concelhio de leitura que integrou a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, juntando 30 alunos dos três ciclos de ensino básico e do secundário. No final, foram apurados os 16 alunos que irão representar Ponte de Lima na fase intermunicipal, que terá lugar em Melgaço, no dia 26 de abril de 2023.





O dia começou com a realização da prova escrita, seguida da prova de palco, com leitura expressiva e argumentação.


“Uma luz inesperada” de José Saramago, foi a obra destinada aos alunos do 1.º ciclo. Para os do 2.º ciclo, o livro escolhido foi “História de um caracol que descobriu a importância da lentidão” de Luís Sepúlveda. Para os alunos do 3.º ciclo foi selecionada a obra “A lua de Joana” de Maria Teresa Maia Gonzalez e os alunos do ensino secundário leram o livro “Parábola do Cágado Velho” de Pepetela.


No final das provas, foram selecionados os 16 alunos que irão representar Ponte de Lima na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, em Melgaço e apurados os vencedores deste Concurso Concelhio de Leitura, que alcançaram a melhor pontuação nas duas provas realizadas, nomeadamente: Maria Duarte Cruz e Cerqueira, do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Correlhã), Maria Gonçalves Fernandes do Agrupamento de Escolas Ponte de Lima (Correlhã), Afonso Ferreira Pereira da Escola Secundária de Ponte de Lima e Maria Regina de Abreu Pinto da Escola Secundária de Ponte de Lima.

Júri do concurso, sentado a uma mesa, de frente para uma plateia de alunos

Os alunos eleitos do 1.º ciclo que vão representar Ponte de Lima são: Maria Duarte Cruz e Cerqueira, do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Correlhã), Mafalda Martins Machado Barros, do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Centro Educativo da Facha), Rita Lima Lago Matos do Agrupamento de Escolas de Arcozelo (Centro Educativo das Lagoas) e Salvador Lourenço Viana Barbosa Esteves Noversa do Agrupamento de Escolas de Arcozelo (Centro Educativo das Lagoas) foram os eleitos do 1.º ciclo.


Do 2.º ciclo, os melhores desempenhos pertenceram a Maria Gonçalves Fernandes do Agrupamento de Escolas Ponte de Lima (Correlhã), a Carlota Lima Fernandes do Agrupamento de Escolas António Feijó, a David Luís Brandão Pereira do Agrupamento de Escolas Ponte de Lima (Correlhã) e a Dinis Santiago de Lima Morais, do Agrupamento de Escolas António Feijó.


Afonso Ferreira Pereira da Escola Secundária de Ponte de Lima, Mariana Conceição Soares Guerra do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Correlhã), Rita Costa do Agrupamento de Escolas de Freixo e Rodrigo Tomás Correia Cunha do Agrupamento de Escolas António Feijó, foram os apurados do concurso relativo ao 3.º ciclo.


Já o ensino secundário estará representado na fase intermunicipal por Maria Regina de Abreu Pinto da Escola Secundária de Ponte de Lima, Beatriz Pereira Cunha do Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Letícia da Cunha Martins da Escola Secundária de Ponte de Lima e Matilde Costa Pereira do Agrupamento de Escolas de Arcozelo.

alunos e professor de pé, anunciando os resultados do concurso

A cerimónia de entrega de prémios e certificados está marcada para o dia 9 de março, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal.


O Município de Ponte de Lima deixa "Felicitações para todos e boa sorte para a próxima fase!"




0 comentário
bottom of page