top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Concurso público para construção do Centro de Saúde de Alvarães avança por 3 milhões de euros

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária de executivo, o projeto de execução, a despesa e a abertura de procedimento concursal para a construção do Centro de Saúde de Alvarães, que irá servir o Vale do Neiva. De acordo com as propostas aprovadas esta segunda-feira, a estimativa orçamental da empreitada é de 2,992 milhões de euros, com um prazo de execução de 540 dias.




homens em reunião de trabalho

Na reunião ordinária, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou que a obra é dividida em três partes, estimando-se em cerca de 1 milhão de euros o valor para o arruamento principal e cerca de 1,7 milhões de euros para o edifício, para além de 300 mil euros para arranjos exteriores e estacionamento. O autarca assegurou ainda que pretende candidatar esta empreitada a financiamento.


Para a construção do futuro Centro de Saúde, a autarquia cedeu o terreno, na envolvente do cemitério da freguesia.


Recorde-se que atualmente a freguesia conta com as instalações provisórias da Extensão de Saúde de Alvarães. As instalações atuais permitem dar resposta aos anseios da população, numa solução encontrada para a freguesia que incluiu a instalação de uma unidade provisória, para a qual foram delineados circuitos de entrada e saída, dois gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento, duas salas de apoio e ainda uma área administrativa.


No Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano, as prioridades para a área da Saúde incluíam definir e implementar a Estratégia Municipal da Saúde, com destaque para a temática da saúde mental; qualificar as instalações e os equipamentos de saúde existentes, adaptando estes equipamentos aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde; aumentar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde de proximidade com a construção de três novas Unidades de Saúde (Unidade de Saúde da Meadela, Alvarães e Litoral Norte - Afife, Carreço e Areosa); implementar um conjunto de projetos que visem a promoção de estilos de vida saudáveis; criar, em parceria com os cuidados primários da ULSAM, uma unidade de investigação, inovação e desenvolvimento para os cuidados de saúde na comunidade.




0 comentário

Comments


bottom of page