Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Confirmados os dois primeiros casos de infeção por COVID 19 em Paredes de Coura

A Câmara de Paredes de Coura foi hoje oficialmente informada, em reunião distrital, da existência dos dois primeiros casos de infeção por COVID-19 no concelho. O estado de saúde de ambos é estável e encontram-se sob vigilância das autoridades, com a monitorização exigida de todos os casos de contacto direto que identificaram.

Confirmados os dois primeiros casos de infeção por COVID 19 em Paredes de Coura

O Presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, sublinha que, “mais do que identificar cada um dos doentes, é fundamental que cada um de nós mantenha um comportamento responsável. Todos temos medo, seria estranho se assim não fosse, mas precisamos de confiar no trabalho dos profissionais de saúde e em todos os que desempenham, neste momento, funções essenciais para servir a comunidade. Estamos todos no terreno e a trabalhar incansavelmente para minimizar o impacto desta pandemia.”


O Município de Paredes de Coura está a apoiar e a trabalhar em estreita articulação com a Direção Geral de Saúde, o Centro de Saúde, as Juntas de Freguesia, as IPSS’s - Instituições Particulares de Solidariedade Social, os Bombeiros Voluntários, a GNR, as escolas e todas as restantes entidades que se associaram à rede de apoio comunitário.


Vítor Paulo Pereira agradece o empenho de todos e sublinha que “é inevitável existirem casos de infeção. Para conter esta doença, todos devemos concentrar-nos nas regras divulgadas até à exaustão pelas autoridades e pelos órgãos de comunicação social: lavar as mãos, manter o distanciamento mínimo de segurança, manter o isolamento social e evitar saídas desnecessárias de casa. Cada um terá de fazer o seu trabalho, proteger-se, proteger a comunidade e, sempre que possível, ficar em casa.”

Município reforça apoio

Sobre a ação da Câmara Municipal, Vitor Paulo Pereira acrescenta que “até ao momento temos concentrado todos os esforços em dar apoio em termos logísticos e de material ao Centro de Saúde, à GNR, aos Bombeiros, às IPSS’s (lares de idosos e apoio domiciliário), dentro das nossas possibilidades, em tomar e divulgar medidas de contenção de forma eficaz pela comunidade e organizar os serviços para os tempos duros que se avizinham, garantido sempre que temos equipas suplentes para assegurar todo o essencial em caso de alguém adoecer.”


Sobre a evolução dos números, o edil adiantou que “procuraremos divulgar informações oficiais quando existam porque não queremos falsos alarmismos. No entanto, o essencial não são os números – que sabemos que vão subir – mas o cumprimento de todas as regras individuais. Precisamos partir do princípio que cada um de nós é um potencial portador do vírus. Por isso, por nós, pela nossa família e pelos outros, siga todas as recomendações para se proteger.”


Sobre eventuais medidas sociais futuras, o Presidente da Câmara afirmou que “se no primeiro momento nos focamos na contenção da pandemia e no apoio das instituições que precisam de condições para trabalhar no terreno, agora, conscientes do elevado número de pessoas que perderam o emprego, estamos concentrados em preparar um pacote de medidas sociais de apoio que ajude os desempregados, os pequenos comerciantes que tiveram a coragem de fechar os seus negócios neste momento, como exemplo de quem defende a saúde pública acima do interesse económico, os idosos sem retaguarda familiar e todos os que possam estar mais desprotegidos. Pedimos calma, paciência e colaboração porque os tempos que virão serão duros e exigem união. Não vamos deixar ninguém para trás!”, concluiu.


#social #saude #covid19 #coronavirus

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV