top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Confraria da Foda de Pias - Monção conta com 71 elementos

No âmbito da iniciativa “Mês do Cordeiro à Moda de Monção”, que decorreu em dois fins de semana, 7/8 e 14/15 de outubro, realizou-se o V Capítulo de Entronização da Confraria da Foda de Pias – Monção. A cerimónia, realizada no Cine Teatro João Verde, teve lugar no passado sábado, 14 de outubro. Atualmente, entre confrades de honra e efetivos, a confraria tem 71 elementos.




confrades em palco com os respetivos diplomas

O programa iniciou-se na Casa do Conde, em Salvaterra do Miño, com receção e boas-vindas às confrarias presentes, prosseguindo com desfile em Monção, entre o Parque do Rosal e o Cine Teatro João Verde, com passagem pela Rua da Independência, Largo do Loreto, e Praça da República.

confraria percorrendo as ruas de uma vila ao som de música

Seguiu-se a cerimónia oficial no Cine Teatro João Verde, tendo sido entronizados 7 novos confrades, 4 efetivos (Liliana Conde, José Manuel Esteves, Rui Alberto Correia e Clara Lourenço Rodrigues) e 3 de honra (Ana Maria Correia, Carlos Rodrigues e Marta Valcárcel, Alcaldesa de Salvaterra do Miño).

"No V Capítulo de Entronização da Confraria da Foda de Pias – Monção participaram 37 confrarias de Portugal e Galiza, um número significativo de presenças que espelha o trabalho apurado e persistente dos elementos da confraria na promoção da “Foda à Monção”, nas diferentes regiões do país e além-fronteiras", salienta a autarquia em nota.

“Extraordinário trabalho nos campos da gastronomia e do turismo” - António Barbosa

Na presença do Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Alcides Nóbrega, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, deu as boas-vindas às confrarias presentes, desejando-lhes um dia agradável em Monção.

O autarca relevou o "extraordinário trabalho da Confraria da Foda de Pias – Monção nos campos da gastronomia e do turismo", sublinhando a "extrema dedicação dos seus elementos na preservação e valorização de um dos pratos mais emblemáticos do nosso país, considerado uma das sete maravilhas da gastronomia nacional."

Além dos atos protocolares, a cerimónia englobou atuação do Grupo de Dança “All Styles Dance Project”; apontamento musical dos Sons do Minho, que “meteu” toda a gente a cantar “Vamos à Foda”, e um voto coletivo no filme “Monção Deixa Marca”. "Um momento informal, cujo apoio agradecemos", frisa a autarquia.


Confraria da Foda de Pias - Monção

Com o objetivo de defender, valorizar e promover o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, a Confraria da Foda de Pias – Monção foi registada oficialmente no dia 19 de outubro de 2016, tendo elegido os primeiros órgãos sociais no dia 21 de janeiro de 2017, na sede da Junta de Freguesia de Pias.

Nos dias 25 e 26 de março desse ano, realizou-se a primeira Feira da Foda, no Largo da Senhora do Encontro, em Pias. Nessa altura, decorreu a apresentação pública da confraria e a entronização dos primeiros confrades. Presentemente, entre confrades de honra e efetivos, a confraria tem 71 elementos.





0 comentário

Kommentare


bottom of page