Consórcio celebra protocolo de apoio à vitivinicultura do Vale do Lima | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Consórcio celebra protocolo de apoio à vitivinicultura do Vale do Lima

O Município de Ponte de Lima, juntamente com os Municípios do Vale do Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Viana do Castelo e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) celebraram esta segunda-feira, 29 de janeiro, um protocolo relativo ao desenvolvimento do Projeto integrado de apoio à vitivinicultura do Vale do Lima.





homens e mulheres posando para a foto junto a um quadro enorme e bandeiras

A cerimónia teve lugar no refeitório dos Frades da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). O presente Protocolo tem por objetivo geral "a elaboração de um projeto integrado de apoio à vitivinicultura do Vale do Lima que transfira conhecimento aos vitivinicultores, relativamente à identificação das zonas de aptidão vitivinícola, à gestão eficiente dos recursos hídricos, à proteção e manutenção da fertilidade do solo, à adoção de técnicas e métodos de viticultura de precisão e a valorização dos subprodutos da fileira vitivinícola numa ótica de economia circular."


O projeto integrado de apoio ao vitivinicultor do Vale do Lima será liderado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em estreita articulação com os outros membros do consórcio constituído pelos Municípios do Vale do Lima (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo), pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), pela Adega Cooperativa de Ponte de Lima e pela Barcos Wines – Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.


O protocolo prevê, ainda, uma atuação no controlo de pragas e doenças. O trabalho terá, de seguida, continuidade nas próprias adegas, através da identificação de práticas enológicas e, numa ótica de economia circular, existe também uma forte preocupação ambiental, concretamente com o aproveitamento de subprodutos, como sobrantes de podas ou bagaços da uva após o seu esmagamento, materiais que poderão, diz a diretora da Escola Superior Agrária do IPVC (ESA-IPVC), Isabel Valín, ser utilizadas na indústria farmacêutica ou cosmética. “É muito importante que o conhecimento que o IPVC e a Escola Superior Agrária têm fique nas mãos dos produtores e de quem os representa. Estamos a falar de uma região, o Vale do Lima, com uma tipicidade muito própria, porque temos território perto do mar, com as dificuldades de salinidade ou humidade, e também território em altura, onde a vinha tem um comportamento completamente diferente, por isso, é preciso estudá-lo e tirar daqui o melhor proveito”.


“Estão lançadas as pedras necessárias para que o setor vitivinícola possa crescer e se afirmar ainda mais”

Na assinatura do protocolo, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, falou de “um momento histórico” para o Vale do Lima e para um setor “preponderante” para a economia da região. “Estão lançadas as pedras necessárias para que o setor vitivinícola possa crescer e se afirmar ainda mais, para que seja acrescentado valor ao produto e para que ele tenha o necessário reconhecimento”, afirmou Carlos Rodrigues.

homem de cinza a discursar numa sala
Carlos Rodrigues - Presidente IPVC

Presidente da direção da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Celeste Patrocínio recordou que, nos últimos anos, “muito mudou na região” e que é preciso que esta evolução seja acompanhada por estratégias que “valorizem a garantam a sustentabilidade do território”. Por isso, a iniciativa encabeçada pelo IPVC assume-se de extrema relevância, porque se traduz numa clara transferência de conhecimentos e tecnologias da academia para o setor.

mulher de óculos e cachecol cor de rosa a ler um discurso
Celeste Patrocínio - Presidente da direção ACPL

Por seu turno, a presidente da direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, definiu o consórcio com um contributo para o “desenvolvimento da região” e elencou alguns dos fundamentos da Comissão que preside e que se enquadram na política subjacente ao consórcio:  aumentar o valor das uvas e dos vinhos da região; incrementar o potencial produtivo, respeitando a tradição, e estabelecer o negócio do Vinho Verde num ambiente sustentável.

mulher loira, de meia idade, a ler um documento
Dora Simões - presidente da direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes

A encerrar, o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, disse que o consórcio agora estabelecido “marca a diferença”, porque é a expressão das vontades de uma região. E porque é de Vinho Verde que se falou, deu novos significados à palavra Verde: valorização do produto e do território; projeto com impacto económico; projeto de nasce de uma reunião e de uma parceria entre o poder institucional, o poder político e a área científica; desenvolvimento da região e compromisso e estratégica conjunta para defender e promover o Vale do Lima.

homem de fato e gravata a discursar
João Manuel Esteves - Presidente CM Arcos de Valdevez

O Politécnico de Viana do Castelo irá atuar em estreita articulação com o NUTRIR-CISAS – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar –, que conta com uma equipa multidisciplinar de docentes e investigadores, que proporcionam uma visão integrada do território onde está enquadrado, estabelecendo os seguintes objetivos prioritários: o desenvolvimento de produtos, processos e métodos inovadores, o desenvolvimento inteligente, competitivo e inclusivo, a captação e instalação de recursos humanos qualificados, a promoção do emprego científico e o estabelecimento de parcerias em sintonia com a região.

homens e mulheres brindando com vinho verde

Notícia atualizada às 19h00 com mais informação, declarações e fotografias.



0 comentário
bottom of page