top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Cordeiro à Moda de Monção para degustar no mês de outubro em 23 restaurantes do concelho

O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, distinguido como uma das 7 maravilhas da gastronomia nacional, será confecionado e servido em 23 restaurantes do concelho, nos dias 7, 8, 14 e 15 de outubro, sendo assim, aquele mês, dedicado a esta iguaria.



alguidar de barro com cordeiro e um prato com arroz numa mesa

"Dedicar o mês de outubro ao “Cordeiro à Moda de Monção”, prato de excelência gastronómica, constitui, acima de tudo, um convite aos visitantes para desfrutarem de uma experiência sensorial singular e uma forma de sentirem, através do paladar, todo o carinho, respeito e hospitalidade que dedicamos a quem nos visita", revela nota da autarquia.


Quem visitar um dos restaurantes aderentes recebe um voucher, o qual consta da oferta de um pequeno alguidar de barro e degustação do doce típico “Roscas de Monção”.

lista com os restaurantes aderentes

lista com os restaurantes aderentes

O programa engloba exposições, conferências, animação popular, visitas guiadas, ateliês de culinária e atividades lúdicas para todos os públicos. "O objetivo é proporcionar um conjunto de atividades complementares que possibilitem a passagem de um dia feliz, com a família ou entre amigos, no concelho de Monção, um destino maravilhoso", acrescenta.


ENTRONIZAÇÃO DA CONFRARIA DA FODA DE PIAS

Entre os dias 7 e 31 de outubro, o Museu Monção & Memórias recebe a exposição “Ciclo do Cordeiro”. No domingo, dia 8, pelas 10h30, está prevista a iniciativa “Caminho da Ronda”, visita guiada pela fortaleza de Monção. No domingo seguinte, dia 15, no Museu Alvarinho, realiza-se a mesa redonda “Histórias do Cordeiro”.

No dia 14, sábado, pelas 11h30, celebra-se o V Capítulo da Entronização da Confraria da Foda de Pias, no Cine Teatro João Verde. Meia hora antes, decorre o habitual desfile pelas ruas do centro histórico da vila raiana. Um momento colorido de boas-vindas aos novos elementos que, pela primeira vez, vestem o traje da confraria.

As noites serão preenchidas com concerto da Banda Musical de Monção, no dia 7, pelas 21h30, no Cine Teatro João Verde, e atuação do grupo “Sons do Minho”, no dia 14, pelas 22h30, na Praça Deu-la-Deu Martins. A Trilogia Aves/Ninho, espetáculo para crianças, com idades entre 3 meses e 3 anos, tem lugar no dia 14, pelas 16h00, no Cine Teatro João Verde.

DOÇARIA TRADICIONAL DA VENEZUELA, BRASIL, ANGOLA E UCRÂNIA


A edição deste ano assinala, também, a partilha de saberes, sabores e experiências com diferentes comunidades migrantes residentes em Monção. Um intercâmbio culinário, onde se dará a conhecer a confeção das “Roscas de Monção”, bem como a doçaria tradicional da Venezuela, Brasil, Angola e Ucrânia. Em cada dia, no Museu Alvarinho, pelas 15h30, terá lugar um workshop dedicado aos quatro países.

Prato emblemático do concelho, o Cordeiro à Moda de Monção, com nome ousado e sabor autêntico, é celebrado, todos os anos, em março, na Feira da Foda, em Pias, um dos certames mais concorridos de Monção. Nos dias festivos, como a Páscoa, o Natal ou a Senhora da Dores, festas da vila, é uma das referências gastronómicas dos monçanenses.

Monção é o único concelho de Portugal com a mesa toda premiada (sopa, vinho, prato principal e sobremesa), no âmbito das 7 Maravilhas de Portugal, projeto que, desde 2007, promove a identidade nacional, valorizando os lugares, as tradições, a gastronomia e os produtos regionais.

Mais informações em:




0 comentário

Comments


bottom of page