Covid-19 | Estrutura técnica do Lar Maria Luiza colapsa, com todos os membros positivos

A situação do surto por Covid-19 que assola o Lar Maria Luiza da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira continua caótica, havendo a lamentar, à data do dia de hoje, mais um óbito. Até ao momento, já faleceram cinco utentes na instituição, com idades compreendidas entre os 90 e os 97 anos. Da totalidade dos 65 utentes infetados, mantêm-se três hospitalizados e quatro na instituição em estado crítico, com recurso a oxigénio.


Estrutura técnica do Lar Maria Luísa colapsou, com todos os membros positivos

A falta de recursos humanos, nomeadamente para prestar cuidados médicos, de enfermagem e de apoio geral, é o maior problema para fazer face à situação dramática que se vive. Neste momento, apenas se encontram ao serviço 10 colaboradores para assegurar, rotativamente, o serviço de 24h.


Após lançado o apelo de voluntariado, as respostas vão chegando, ainda que de forma muito lenta, dada a emergência sanitária:

Aguarda-se, ainda para o dia de hoje, o destacamento de um médico da Segurança Social distrital que possa fazer, in loco, a avaliação dos utentes, assim como o reforço de duas a três auxiliares de ação direta. Solicitado apoio ao Centro de Emprego do Alto Minho – IEFP (Valença), a resposta foi imediata, disponibilizando-se para agilizar os processos de candidaturas às medidas de apoio existentes, nomeadamente através dos CEI e CEI+ (Contratos de Emprego e Inserção Profissional) e através do Programa MAREESS. Foi ainda destacada uma técnica para acompanhamento e monitorização dos processos de candidaturas.


Um grupo de estudantes do Curso Superior de Enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, contactou hoje a autarquia, expressando vontade e disponibilidade para, a partir do fim-de-semana fazer voluntariado. Da parte dos trabalhadores da Câmara Municipal, também já há a registar dois voluntários e a sociedade civil está igualmente a envolver-se com a difusão do apelo, estando já identificadas quatro pessoas para esta missão de voluntariado


Resultante do apelo transfronteiriço lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ao concelho vizinho galego de Tomiño, através da Eurocidade Cerveira-Tomiño, já houve algum feedback de esclarecimentos adicionais, mas ainda sem concretizações efetivas, bem como da parte do Serviço de Emprego da Xunta de Galicia (Tui);


Aguarda-se a avaliação por parte da Saúde Pública e da ULSAM para a vontade e disponibilidade manifestada por alguns colaboradores assintomáticos para prestar apoio aos utentes, tendo em conta que a taxa de infeção no lar é de 100%.


A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia reiteram o agradecimento a todos e a todas os que sem hesitar se disponibilizaram para apoiar.

0 comentário

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2021 Peneda Gerês TV