top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Crianças perpetuam tradição das Janeiras na Câmara Municipal de Terras de Bouro



Nos dias 6, 10, 11 e 13 de janeiro, os alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e as crianças dos respetivos jardins de infância deslocaram-se aos Paços do Concelho, para apresentarem várias composições alusivas à comemoração dos Cantares dos Reis, cumprindo assim a tradição.

O Jardim de Infância do Centro de Solidariedade Social de Valdosende e o Jardim de Infância do Centro Social de Souto, para além do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Souto, também visitaram o município para cantar os Reis, mantendo assim vivo este costume.


As Janeiras (cantar as Janeiras) é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

Ocorrem em janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.


A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuidas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.




0 comentário

Comments


bottom of page