Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprova Contas 2023 | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprova Contas 2023

O Executivo Municipal arcuense aprova as Contas e o Relatório de Atividades e Gestão 2023, com a maior execução da última década. Com uma execução da receita no valor de cerca 31,3 milhões de euros e uma execução da despesa no valor de cerca de 31,1 milhões de euros, com uma taxa de execução de 94% e um aumento de 3,2 milhões de euros face anterior, deu hoje nota a autarquia.




fachada da câmara em tons rosa

Em nota enviada às redações, a autarquia destaca, no desempenho orçamental, "uma poupança corrente de 3,7 milhões de euros, aplicada na realização de investimento nas Grandes Opções do Plano (GOP)." Acrescenta ainda que "a dívida orçamental baixou para os 5,8 milhões de euros, com uma redução de cerca de 1 milhão de euros face ao ano anterior. O prazo médio de pagamentos foi inferior a 30 dias. Para a Gerência de 2024 transitou um saldo de 197 mil euros."


A Autarquia cumpriu o princípio do equilíbrio orçamental e todos os limites legais de endividamento, estipulados por lei.


"A prestação de contas de 2023 mereceu parecer favorável do Revisor Oficial de Contas (ROC), apresentando a Autarquia uma situação económica e financeira equilibrada", indica.


O Município continua com uma política de incentivos económicos e fiscais amiga das pessoas e das empresas, através da isenção e redução de impostos e taxas e da dinamização de um conjunto de programas de apoio municipal.


Foram igualmente realizados muitos investimentos nas Grandes Opções do Plano (GOP), de valor superior a 19 milhões de euros. Assumindo clara preponderância o investimento em funções sociais, com cerca de 9 milhões de euros e em funções económicas com cerca de 6,3 milhões de euros.

imagens variadas de eventos e iniciativas em Arcos de Valdevez

O ano 2023 ficou marcado pela concretização de importantes investimentos na educação, ensino superior, ação social, habitação, ordenamento de território, abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos. De igual forma na cultura, desporto e lazer e no apoio ao associativismo. Foram realizados vários investimentos nos parques empresariais e no turismo e apoiadas as empresas, bem como na modernização administrativa, nos transportes públicos e na proteção civil.


Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, citado na nota, “A Gerência de 2023 é reflexo de uma gestão responsável e próxima, em parceria com várias entidades e os arcuenses, em prol da construção de um concelho mais solidário, inovador, atrativo e sustentável e com mais qualidade de vida e oportunidades para todos. Juntos continuamos a construir o Futuro de Arcos de Valdevez.”



 

0 comentário
bottom of page