top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Dança, homenagem a Chico Buarque e Dia Internacional do Jazz em destaque no Teatro Diogo Bernardes

O Município de Ponte de Lima, através do Teatro Diogo Bernardes apresentam, no mês de abril, uma programação em que a dança assume especial destaque, por motivo da comemoração do Dia Mundial da Dança, passando ainda com uma programação de homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, e a comemoração do Dia Internacional do Jazz, com um concerto especial.




edifício do teatro, com árvores à volta

No mês dedicado à dança, destaque, no dia 1 de abril, pelas 21h30, para a performance de dança contemporânea “WAVE+55”, de Rafael Alvarez, pela CompanhiaBODYBUIlDERS, espetáculo que desafiou um grupo de participantes maiores de 55 anos e seniores da comunidade de Ponte de Lima, a criar e a apresentar um espetáculo de dança dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez, cujo processo criativo se desenvolveu através de um laboratório coreográfico intensivo (que decorreu entre os dias 29 e 31 de março), explorando diferentes linguagens, ferramentas e metodologias de composição em dança contemporânea.


Para comemorar o Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de abril, a companhia INTRANZYT Cia.® apresenta “Falling in a Super Jump”, um programa com obras de Ayano Tatekawa, Miguel Esteves, Cristina Pereira e Vasco Macide. Três peças de quatro criadores com a mesma visão sobre aspetos sociais e filosóficos, no dia 28 de abril, pelas 15h00 numa sessão exclusiva para escolas, e no dia 29 de abril, pelas 21h30, para público em geral.


A programação de homenagem ao cantor e compositor Chico de Buarque de Hollanda, inicia-se no dia 14 de abril, pelas 21h30, com o espetáculo de dança “CHICO”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, uma viagem através da poesia, da música, do pensamento político e do universo feminino de Chico Buarque.


No dia 16 de abril, às 17h00, inaugura-se a exposição “Quem te viu, quem te vê” no Bar do Teatro Diogo Bernardes. Uma merecida homenagem a Chico Buarque de Hollanda, um ícone da Música Popular Brasileira. A mostra exibe caricaturas selecionadas em concurso nacional e conta com o aval de Chico Buarque. É composta por quadros nas medidas 60x50cm, com reproduções gráficas em alta qualidade das obras selecionadas. A exposição poderá ser visitada no Bar do Teatro Diogo Bernardes entre os dias 16 de abril e 16 de maio, de segunda a sexta feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, e durante os dias de espetáculo de acordo com os horários praticados.


Finalmente, para completar o tributo a Chico Buarque, um espetáculo com os cantores Marcus Lima e Thais Motta, acompanhados do pianista Cristóvão Bastos, complementam a exposição, apresentando um reportório especial dedicado aos grandes clássicos do homenageado, no dia 16 de abril, pelas 21h30.


Na área do Teatro, realçam-se os espetáculos “Rei Édipo”, pelo Coletivo SillySeason, no dia 21 de abril, pelas 21h30, uma coprodução do Teatro Diogo Bernardes, Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional de S. João, Theatro Circo e Teatro Municipal da Guarda; e “Look Back in Anger”, de John Osborne, pela Companhia da Esquina – Associação Cultural, no dia 24 de abril, pelas 21h30, espetáculo que se centra na personagem de Jimmy Porter, um jovem dos anos cinquenta, insatisfeito bem falante, que vive com a sua mulher da classe alta, Alison, e o amigo de ambos, Cliff. Jimmy passa o seu tempo a condenar e criticar ferozmente o mundo e também a sua esposa, por assim dizer, tentando provocar uma reação na estóica Alison. O elenco conta com os atores André Nunes, Guilherme Filipe, Paula Neves, Pedro Diogo e Rita Fernandes.


Na área da música, realiza-se, como já vem sendo hábito, o espetáculo “Há…Jazz no TDB”, pela Escola de Jazz do Porto, no dia 12 de abril, pelas 21h30. Por fim, a Orquestra de Jazz de Matosinhos, apresenta-se com música de Carlos Azevedo e Pedro Guedes, no dia 30 de abril, pelas 16h30, num concerto inteiramente preenchido por temas de vários momentos diferentes da vida da orquestra, e que se têm mantido nas estantes, e que agora apresentam no Teatro Diogo Bernardes para comemorar o Dia Internacional do Jazz.


Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta-feira no horário normal de funcionamento ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt .




0 comentário

Comments


bottom of page