top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Darque Kayak Clube de Viana faz balanço "dourado" de 2021



Analisando em retrospetiva o ano de 2021, o clube vianense conquistou: um atleta olímpico, 10 campeões a nível nacional, um título de campeão nacional de clubes, vencedor nacional primeiras pagaiadas por clubes, vice-campeão coletivo nacional de slalom e um vencedor na paracanoagem.


Número cinco do Ranking nacional de medalhas da FPC, seis do Ranking Nacional de Especialidades e sete do Ranking Nacional de Clubes, coloca a DKC de Viana num lugar privilegiado entre os 80 clubes nacionais de canoagem inscritos na Federação Portuguesa de Canoagem.


2021 foi um ano marcante pelo facto de a DKC de Viana se ter tornado num clube olímpico, conseguindo pela primeira vez nos seus 27 anos de história ter um atleta a disputar os Jogos Olímpicos.

Antoine Launay

Apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia, a DKC conseguiu que 10 dos seus atletas se sagrassem campeões, com lugar cativo na Gala dos Campeões nacionais da Federação Portuguesa de Canoagem e na Gala de Viana, em diferentes especialidades.


Aumentou também de um, para três, relativamente à época passada, o número de atletas chamados à seleção nacional, a disputar campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos.


Venceu pela quinta vez consecutiva, por clubes, o Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom, sagrando-se Pentacampeão Nacional.


Também nas Fase Nacional das primeiras pagaiadas de slalom, venceu pela terceira vez na sua história a competição coletivamente.

A Darque Kayak Clube de Viana sagrou-se pela primeira vez vice-campeão nacional de slalom de águas bravas por clubes.

Na paracanoagem venceu em SS1, tal como na época anterior.

No campo social e de preservação do ambiente, efetuou recolhas de sangue, realizou ações de sensibilização para defesa do ambiente, nas áreas da reciclagem, defesa das ínsuas, compostagem e, mais uma vez, protegeu o borrelho de coleira interrompida.


Também dedicou largos períodos de treinos dedicados à ocupação dos jovens e crianças, nas férias, apoiando as famílias. Foram Romaria.


Escolas Superiores visitaram e conheceram o modelo da DKC e do Centro de Canoagem. O clube promoveu festas e atividades de tempos livres, e deu a conhecer rios e cursos de água, assim como aspetos culturais dos locais onde se fez deslocar com os seus atletas.

A náutica das escolas iniciou após a interrupção da pandemia e já movimentou em 2021 centenas de alunos. O número de atletas federados da DKC de Viana foi de 80, o número mais alto de sempre, a acrescer a movimentação a cerca de três mil praticantes que o clube movimenta por ano.


O programa desporto para todos da APPACDM prossegue com muitos utentes da instituição a praticarem a modalidade.


Institucionalmente, em 2021, a DKC teve o apoio, além de sponsors particulares, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Federação Portuguesa de Canoagem e da CIM Alto Minho como instituições públicas ou equiparadas.



0 comentário

Comments


bottom of page