Darque Kayak Clube descobre e protege ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Darque Kayak Clube descobre e protege ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida

A Darque Kayak Clube descobre e protege ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida em frente ao Centro de Canoagem e apela à proteção da frente ribeirinha, estando a preparar uma ação de sensibilização para o dia 5 de junho, dia mundial do ambiente.

Darque Kayak Clube descobre e protege ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida
Borrelho-de-coleira-interrompida

Com a ajuda de populares a Darque Kayak Clube tem descoberto ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida nos terrenos em Frente ao Centro de Canoagem, onde desenvolve a sua atividade.

Em articulação com a polícia marítima, colocou uma pequena vedação junto aos ovos de forma a protegê-los dos pisoteio e dos carros que por ali entram. Comunicou ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental para que estes tomem conhecimento e procedam às medidas de protecção que considerem mais convenientes.

A DKC tem solicitado desde há 26 anos para a protecção da área onde nidifica esta espécie e vai fazendo o que pode relativamente à protecção dos ninhos.

Sem conseguir ter a eficácia desejada uma vez que a protecção ocasional dos ninhos, não protege aqueles que não conseguem ser identificados a tempo e sucumbem às rodas dos carros.

As soluções mais adequadas serão sempre daqueles que tem responsabilidades na área e a DKC opina que deverá haver protecção para a mesma.

O Borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave limícola de pequenas dimensões que também habita nas praias arenosas do concelho de Viana do Castelo e a sua nidificação ocorre nos areais entre os meses de Abril a Junho. Os ovos confundem-se parcialmente com a cor da areia, ficando sujeitos ao pisoteio humano.

O borrelho-de-coleira-interrompida é acastanhado por cima e branco por baixo. Apresenta uma coleira incompleta, podendo ser observado no nosso país durante todo o ano, mas muitas das aves que aqui ocorrem são migradoras, oriundas do norte da Europa e que aqui ocorrem como invernantes ou de passagem para África. Dada a sua distribuição predominantemente costeira, os melhores locais para observar este borrelho situam-se no litoral particularmente onde haja dunas ou salinas.

Poderão ser vistos entre Douro e Minho – ocorre ao longo das praias desta região, podendo também ser visto nas margens arenosas do estuário do Lima.


A DKC está a preparar ação de sensibilização que contemplará também os atletas da Darque Kayak Clube, incidindo sobre a protecção dos ninhos e da espécie para que nos seus percursos para a água evitem as zonas de nidificação. Um passadiço elevado tal como se encontra em algumas praias e acesso condicionado poderia eventualmente ser uma solução para a protecção destas aves.


0 comentário
bottom of page