top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Desfile de Carnaval Noturno, Lampreia do Rio Minho, Feirão de Tradições, cinema e muito mais na agenda de fevereiro do Município de Caminha

No concelho de Caminha, o mês de fevereiro está em alta. Desfile de Carnaval Noturno, Fim de Semana Gastronómico, Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência, cinema, são algumas das atividades culturais, gastronómicas e recreativas que vão marcar a agenda de fevereiro.





foliões no Carnaval e robalo com limão num prato

O maior destaque de fevereiro é o Carnaval, que se celebra um pouco por todo o concelho, com foco especial para o desfile noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha”. Mas, um pouco por todo o concelho, há bailes e outras iniciativas que celebram a época, merecendo ainda uma referência especial o tradicional Baile do Assalto.


A gastronomia também está em alta no mês de fevereiro, com a promoção do Fim de Semana Gastronómico, “Lampreia de Rio Minho – Um prato de excelência” e Comemoração do Dia dos Namorados nos restaurantes aderentes do concelho.

O "Robalo do Mar da Ínsua" volta a ser a referência nas ementas dos restaurantes aderentes durante o Fim de Semana Gastronómico, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. Há ofertas nos restaurantes, descontos nos alojamentos aderentes e, ainda, um programa de atividades variado.

 

A Lampreia de Rio Minho – Um prato de excelência é outro dos destaques gastronómicos nas ementas dos restaurantes aderente do concelho, de 15 de fevereiro a 15 de abril.


O Cinema Clubista continua a preencher as noites de sexta-feira no concelho. Ciclo Krzysztof Kieslowski com a exibição dos filmes: “A Dupla Vida de Veronique”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Noruega, 1991; “Três Cores: Azul”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Suíça, 1993; “Três Cores: Branco”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Suíça, 1994 e, ainda, “Três Cores: Vermelho”, Krzysztof Kieslowski, França / Polónia / Suíça, 1994.

 



Ainda no que respeita a Cinema, em fevereiro, o Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora terá em exibição os filmes “The Wish Beekeeper” – O Protetor (9 e 10 fevereiro) e “A Cor Púrpura” (23 e 24 de fevereiro). As sessões decorrem às 21h30 e a receita reverte a favor dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.


Em fevereiro, comemora-se o mês do amor, assim, a Câmara Municipal de Caminha vai assinalar a data com uma sessão de cinema especial com a exibição do filme “Um casamento maravilhoso” no dia 14 de fevereiro, pelas 22h00, com entrada gratuita.


Os Feirões de Tradição - os Sabores do Campo – continuam a marcar a agenda. No dia 3 de fevereiro, a zona envolvente junto ao Mercado Municipal de Caminha volta a transformar-se num pequeno “mercado agrícola” para acolher mais um Feirão de Tradições, cujo objetivo é revitalizar a agricultura local. E, no dia 17 de fevereiro, é a vez de a Praça da República, em Vila Praia de Âncora, receber o certame.


O desporto é outro dos destaques do mês de fevereiro no concelho de Caminha. No dia 7 de fevereiro, o Estádio Municipal Morber vai acolher mais um Campeonato de Corta-Mato Distrital, que conta com a participação de 800 atletas das escolas do distrito de Viana do Castelo. Esta prova desportiva é organizada pelo Desporto Escolar DGEst e conta com o apoio do Município de Caminha. De 9 a 11 de fevereiro, Vila Praia de Âncora vai receber o 4.º Torneio Inter-Regiões Feminino de Hóquei em Patins. O torneio vai decorrer no Pavilhão Desportivo da Vila e vai com a participação de 120 atletas, oriundos das seleções do Minho, Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Madeira.


A partir de 16 de fevereiro, o Museu Municipal de Caminha terá patente ao público a exposição de pintura de Cabral Pinto “Outras histórias contadas”, uma organização do Lions Clube de Vila Praia de Âncora em parceria com a Câmara Municipal de Caminha. A mostra poderá ser visitada de 16 de fevereiro a 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é gratuita.


Em fevereiro, a Feira de Antiguidades e Colecionismo do Concelho de Caminha regressa ao Parque 25 de Abril, em Caminha, no dia 18, para mais uma edição, cada vez com mais expositores e visitantes.


O Valadares, Teatro Municipal de Caminha vai acolher o CONCERTO MINI-BANDA, pela Escola de Música João Costa e Silva da Banda Musical Lanhelense, no dia 24 de fevereiro, pelas 18h00. Este espetáculo é organizado pela Banda Musical Lanhelense e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.


A construção de marionetas é uma das atividades que marca a programação cultural do concelho. Em fevereiro, a Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho leva até à Biblioteca Municipal de Caminha a Oficina Criativa de Construção de Marionetas de Fio a pavio (Marionetas de Fios). Esta incitava vai decorrer a 25 de fevereiro e dirige-se para crianças maiores de 4 anos de idade, e a inscrição deverá ser efetuada aqui até 23 de fevereiro.


A promoção do livro da leitura continua a ser um dos propósitos do Município. Fevereiro destaca “Encontro às cegas com um livro” e “Era uma vez…Uma história por mês”, com a apresentação do livro “Como se fazem amigos”, de Tom Percival. O “Encontro às cegas com um livro” consiste na requisição de um livro embrulhado onde apenas constam duas palavras chave, que servirão de pista para o livro. Já a iniciativa “Era uma vez…Uma História por Mês” com a apresentação do livro “Como se fazem amigos”, de Tom Percival visa alcançar diferentes públicos: jardins de infância e famílias. As sessões para os estabelecimentos de ensino são articuladas com as escolas interessadas. Já a sessão dirigida às famílias vai decorrer no dia 24 de fevereiro, pelas 15h00, e requer inscrição até 21 de fevereiro. Ambas as iniciativas decorrem na Ludoteca/Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora.




0 comentário
bottom of page