top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Desfolhada Tradicional regressa à freguesia de Cerdal este fim de semana



Cerdal retoma a realização da Desfolhada Tradicional, no fim de semana de 15 e 16 de outubro. O desfile do carro de bois, a desfolhada e a gastronomia tradicional convidam a relembrar a grande festa convívio do calendário agrícola anual da região.

A festa começa sábado, 15 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, seguida do desfile da desfolhada por várias ruas do lugar de Bogim, com saída e chegada da sede do Rancho. Segue-se a desfolhada no recinto envolvente à sede do rancho, muito animada com as concertinas e as desgarradas soltas.


Domingo, o Sarrabulho e os Rojões são o prato de eleição para um almoço convívio, a partir das 12h30, com uma tarde animada pelo grupo “Luar da Noite”.


A Desfolhada Tradicional de Cerdal é uma festa que aviva memórias, relembra tradições e proporciona o apreciar da riqueza gastronómica da região.

Esta é uma época especial do ano, o fecho do ciclo das colheitas em que as desfolhadas sempre foram uma tradição de famílias, de amigos e de vizinhos, das mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.


Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada, não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual deste ano.


Esta é, também, a oportunidade para provar os vinhos novos de vários produtores de Cerdal e saborear a gastronomia tradicional como o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.


A Desfolhada é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal que conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.



0 comentário
bottom of page