top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Dia da Europa: Monumentos de toda a União Europeia iluminados antes das eleições europeias

7 de Maio, 2024

O Arco do Triunfo em Paris, o Coliseu de Roma e a Grand Place de Bruxelas, entre muitos outros monumentos na União Europeia (UE), estarão iluminados a 9 de maio, para assinalar o Dia da Europa, e a contagem decrescente para as eleições europeias (6-9 de junho). Entre quarta-feira, 8 de maio, e quinta-feira, 9 de maio, os monumentos vão exibir o slogan da campanha eleitoral «Usa o teu voto. Ou outros decidirão por ti» ou hastear a bandeira europeia.



bandeira da UE hasteada e a abanar contra o vento

Em Portugal, cerca de trinta edifícios estarão iluminados de azul, entre os quais a Torre de Belém, o Palácio de São Bento - Assembleia da República, a Câmara Municipal de Lisboa, e o Cristo Rei, em Almada. De Norte para Sul, estarão iluminados, entre muitos outros: o Castelo de Bragança, a Câmara Municipal de Guimarães, o Teatro Municipal de Matosinhos e a escultura "Anémona", os edifícios dos Paços do Concelho de Coimbra e de Tomar, o Centro de Congressos das Caldas da Rainha, o edifício da Câmara Municipal de Portalegre, as Portas da Cidade de Ponta Delgada (Açores), bem como os edifícios dos Paços do Concelho de Tavira, Faro e de Angra do Heroísmo (Açores).


Entre os edifícios históricos iluminados noutros países da UE incluem-se o Parlamento nacional em Viena, a Ponte Samuel Beckett e o parlamento em Dublim, a praça Cibeles em Madrid, a Câmara Municipal de Vílnius, o Forte de São Ângelo em Valeta, o Palácio Presidencial em Bratislava e o Parlamento Nacional em Bucareste.


"Com estas iluminações em cidades de toda a Europa, o Parlamento Europeu e as autoridades nacionais e locais estão a enviar uma mensagem de união a 440 milhões de cidadãos europeus sobre a importância que as eleições europeias terão para o futuro de todos", refere o PE em comunicado. "O dia 9 de maio, Dia da Europa, não é apenas um dia de memória, mas também um dia para considerar o nosso futuro comum. A proximidade do dia com a data das eleições  europeias torna-o, mais do que nunca, uma ocasião significativa", sublinha.


O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.










0 comentário

Commentaires


bottom of page