top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Dia do Concelho de Arcos de Valdevez enaltece Ciência e conhecimento e entrega insígnias de mérito


No próximo dia 11 de julho celebra-se mais uma vez o dia maior do Concelho de Arcos de Valdevez, o qual este ano conta com uma programação vasta que inclui as habituais Cerimónias Oficiais de Comemoração do Dia do Concelho e várias iniciativas culturais e desportivas que começam hoje e se prolongam até dia 11.




No dia 11, o Dia do Concelho, as festividades começam pela manhã com o hastear das Bandeiras, na Praça Municipal.


Após este momento, decorrerá a Sessão Solene nas Oficinas de Criatividade Himalaya – OCH, com a assinatura da adesão das Oficinas de Criatividade Himalaya à Rede de Centros Ciência Viva, a qual contará com a presença da Presidente da Direção da Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosalia Vargas e as intervenções dos Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.


Os Centros de Ciência Viva são espaços de aproximação entre os cidadãos e a ciência e plataformas de desenvolvimento social, económico e cultural, mobilizando para tal os atores mais dinâmicos nas suas regiões.


A RNCCV, sediada no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações, Lisboa), é constituída por 24 Centros Ciência Viva em todo o território nacional, nomeadamente espaços interativos de divulgação científica, que contribuem para o desenvolvimento regional. O Centro Ciência Viva de Arcos de Valdevez é o único no Alto Minho pertencente à Rede Nacional.


Depois, a Câmara Municipal irá proceder ao reconhecimento público do mérito de instituições e individualidades, que pela sua ação contribuíram para o orgulho arcuense, atribuindo Insígnias de Mérito Municipal.


Neste ato, o Município destaca a atribuição de uma Medalha de Honra ao arcuense Juiz Conselheiro Dr. Henrique Luís de Brito Araújo, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Serão também entregues uma Medalha de Bons Serviços, Medalhas de Mérito Municipal Cultural, Desportivo, Social e Económico, e ainda feito o reconhecimento a diversas entidades da área da Saúde e Ação Social pelo apoio e serviços prestados à Comunidade Arcuense durante a pandemia COVID-19.


De seguida, decorrerá no Centro de Formação e Exposições/Incubo a apresentação do “InovArcos - Centro de Inovação e Conhecimento de Arcos de Valdevez”. Um espaço de promoção do conhecimento, inovação e da atividade empresarial, que será composto pelo IPVC/ESTG- polo de Arcos de Valdevez, pela Incubadora de Empresas, pelo CITIN – Centro de Interface Tecnológico Industrial, pelo CENFIM, os dois laboratórios do curso Engenharia Mecânica e o Centro de Exposições. Com este projeto pretende-se dinamizar a economia da região, promover o ensino qualificado, atividades de investigação, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos, bem como reforçar o emprego qualificado, a fixação e a atração de empresas e investimento.


No dia 8 de julho, sexta-feira, terá lugar pelas 22h00 o espetáculoContos e Cantos do Barroco”, no Centro Interpretativo do Barroco- CIB; no dia 9, sábado, cerca das 09h00 decorrerão as Olimpíadas Séniores Concelhias, no Pavilhão Municipal, e às 22h00 o concerto musical: Albaluna, no Paço de Giela.


No dia 10 de julho, domingo, pelas10h30 terá lugar a iniciativa Domingos Saudáveis, no Campo do Trasladário, e às 22h00 o Concerto musical de Dulce Pontes, no Paço de Giela.

A Câmara Municipal convida os arcuenses a fazerem parte destas comemorações e a celebrar este dia, acompanhando as cerimónias programadas.



0 comentário

Commentaires


bottom of page