top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Dia Mundial do Ambiente assinalado em Viana do Castelo no Parque Ecológico Urbano


O Parque Ecológico Urbano (PEU), que reabriu, fez ontem precisamente um ano em formato de acesso livre, foi palco de um conjunto de iniciativas no âmbito do programa “Junho, Mês do Ambiente”, levado a cabo pelo Município de Viana do Castelo.



O Dia Mundial do Ambiente, é assinalado a 5 de junho, e no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo decorreram visitas guiadas ao Parque, uma peça de teatro para famílias "Gota a Gota, a Água Esgota!" e as sessões de “Música pelo Parque”, por Diana Cruz, piano e voz. Foi ainda inaugurada a Mostra da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade.

O dia, que contou com a presença de muitos vianenses, incluindo o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinalou o momento em que o PEU abriu com acesso livre, ainda que com constrangimentos devido à pandemia, no dia 5 de junho de 2021. Até hoje, cerca de 85 mil pessoas entraram naquele espaço natural com vinte hectares e caraterizado como primeiro Parque de Halófitas em Portugal que integra ainda a Rede Nacional de Estações da Biodiversidade. O sapal que o caracteriza integra a designação de “sapais atlânticos” classificados como habitats vulneráveis e, até à data, estão identificadas 506 espécies, de organismos passíveis de observar no Parque.

O dia Mundial do Ambiente integra o programa “Junho, Mês do Ambiente”, que incluirá ainda diversas iniciativas. No dia 10 de junho, às 11h00, serão promovidas as Histórias no Parque. A 11 de junho, às 10h00, acontece o workshop sobre identificação de insetos, que requer inscrição prévia, dando ênfase aos principais caracteres de diagnóstico de diferentes famílias de insetos que permitem um melhor registo fotográfico e uma correta identificação das espécies. Esta ação formativa conta com uma forte componente prática, integrando uma saída de campo, e será orientada por Albano Soares, do Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A 12 de junho, a partir das 10h30, acontece um peddy-paper na EBIO para famílias – Estação Biodiversidade do Parque, que também requer inscrição prévia.


No dia 16 de junho, às 11h00, voltam a ser promovidas as Histórias no Parque e, a 18 de junho, às 10h00, o workshop “Animais místicos e silenciosos do Parque – os Mamíferos”. A 19 de junho, às 10h30 e 16h30, novamente visitas guiadas ao Parque Ecológico Urbano.


A 21 de junho comemora-se o 15.º aniversário do CMIA. A sessão comemorativa acontece às 10h00 e a efeméride integra a abertura da exposição "A Recoletora". Às 15h30, nesse mesmo dia será promovido o encontro "Serviços Educativos em Ambiente: reflexões e perspetivas".


A 24 de junho, às 18h30, promove-se “A Recoletora – caminhada orientada por Fernanda Botelho”, mediante inscrição prévia. A 25 de junho, às 16h30, novo peddy-paper na EBIO para famílias - Estação da Biodiversidade do Parque Ecológico Urbano, mediante inscrição. Ainda nesse sábado, inaugura um novo espaço no parque, “Jardim dos Insetos”, uma área atrativa para os insetos e que vai contar com um conjunto de hotéis para insetos,


O mês dedicado ao ambiente termina a 26 de junho com Música no Parque, às 11h00, com Ensemble de Flautas e Ensemble de Guitarra.


Para mais informações e inscrições nas diversas iniciativas, 258 809 362 ou cmia@cm-viana-castelo.pt .



0 comentário

Comments


bottom of page