top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com programa alargado | Peneda Gerês TV

14 de set.
2 min de leitura

14 de setembro, 2026.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa comemorativo para celebrar o Dia Mundial do Turismo, decorrendo entre 21 e 27 de setembro de 2026 com atividades, entradas gratuitas em espaços museológicos, percursos pedestres, roteiros interativos e descontos em experiências locais.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa alargado para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro. A iniciativa junta equipamentos culturais, percursos pedonais, visitas guiadas e descontos em atividades turísticas, sempre com ligação ao território e ao património do concelho.

 

Paisagem de Viana do Castelo
Viana do Castelo celebra Dia Mundial do Turismo com programa diversificado

 

No domingo, 27 de setembro, a entrada será gratuita no Museu do Traje, no Museu de Artes Decorativas e na Citânia de Santa Luzia. Nesse dia, haverá também viagens gratuitas no Elevador de Santa Luzia, numa proposta que pretende facilitar o acesso de vianenses e visitantes a alguns dos espaços mais procurados da cidade.

 

A programação inclui ainda a atividade O Meu Olhar sobre Viana, entre 21 e 27 de setembro. O desafio convida munícipes e visitantes a explorar o concelho a pé ou de bicicleta e a publicar fotografias no Instagram, identificando a página @visitvianadocastelo e usando o hashtag #omeuolharsobreviana.

 

As imagens serão divulgadas nas stories da página visitviana e integradas num álbum destaque do evento. A Câmara Municipal indica que a proposta quer incentivar o olhar sobre Viana do Castelo através da cultura, da gastronomia, dos vinhos, da natureza, do desporto e do património.

 

No sábado, 26 de setembro, a partir das 9h00, realiza-se a caminhada Passos de Memória - Trilho de São Martinho | PR 18. A atividade tem 14 quilómetros, com partida e chegada no Museu do Pão, em Outeiro, e participação gratuita mediante inscrição no site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a partir de 17/09, às 13h00.

 

Também no dia 27 de setembro, das 9h30 às 12h00, está prevista uma Caminhada Sonora Residência AquaMotion S+T+ARTS Viana do Castelo. A caminhada é facilitada por Pedro Matias e Tatiana Rosa e tem como ponto de encontro a Veiga de São Simão, em Mazarefes, estando limitada a 30 pessoas.

 

Nesse mesmo domingo, a Citânia de Santa Luzia recebe visitas guiadas às 11h00 e às 15h00, com limite de 25 pessoas e marcação prévia através dos telefones 258 825 917 e 966 530 951. O programa inclui ainda, pelas 16h00, uma Visita Pedonal Guiada: Welcome City Tour, promovida pela Viv'Experiência, com ponto de encontro no Posto Municipal de Turismo - Viana Welcome Centre.

 

O Dia Mundial do Turismo de 2026 tem como tema central, definido pela Organização Mundial de Turismo, Agenda digital e inteligência artificial para redesenhar o turismo. Em Viana do Castelo, o programa junta ainda os roteiros interativos Azulejo na Cidade e Património Cultural, ambos com início e informações no Museu de Artes Decorativas, no Largo de S. Domingos.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2026 Peneda Gerês TV

bottom of page