É a vez de as categorias mais jovens que iniciaram a prática da canoagem em 2022, ou embarcações específicas que iniciaram no mesmo ano, entrarem em ação. Fão foi, recentemente, palco da primeira prova das “Primeiras Pagaiadas Zona Norte”.
Mais de uma dezena de novos atletas da Darque Kayak Clube (DKC) de Viana estão a iniciar a prática da canoagem, juntando-se, assim, àqueles que iniciaram recentemente a prática mas que aguardam a sua oportunidade para entrar em competição.
Fão foi palco da primeira prova das “1as pagaiadas zona norte”, e "apesar dos constrangimentos financeiros e da forte possibilidade de não ir novamente a uma competição (...) a DKC de Viana conseguiu levar as suas crianças à prova", pois a distância não era muito grande. No entanto, o clube "não sabe se conseguirá na próxima prova".
Daniela Almeida subiu ao pódio, Maria Marques também levou a sua medalha e "todos os atletas tiveram uma boa prestação", refere o presidente da DKC de Viana, Américo Castro, pois as primeiras pagaiadas são o início do gosto pela competição. As provas correram bem, mesmo num rio infestado de “jacintos”.
Cancelada organização do Campeonato Nacional de Slalom de Viana por falta de execução de apoios
A DKC de Viana tinha ganho a candidatura para organizar o Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom, "tinha assegurado o apoio, esperava-se também que fosse regata cidade europeia do desporto.", refere o presidente do clube. No entanto, não basta haver candidatura, "é também necessário a execução do financiamento e esse acabou por nunca ter lugar, ou seja a prova que estava agendada para o dia 7 de agosto, acabou por não se realizar uma vez que não foram recepcionados quaisquer apoios conforme acordado, ou qualquer das três primeiras tranches até ao mês de julho.", lamenta Américo Castro.
O presidente explica que a DKC de Viana não foi apoiada de unidade de restauração (no Centro de Canoagem nem fora dele) que lhe permitissem "ter algum encaixe financeiro, nem tal lhe é permitido actualmente, tal como todos os outros Centros, de conseguir realizar verbas próprias." Facto que já pôs à consideração.
Por isso, "a DKC não consegue adiantar verbas para realizar a prova" e esperar que posteriormente lhe paguem, mesmo porque, refere "já é difícil encontrar alguém no mercado que faça fiado, nem à DKC nem a instituições públicas."
Recorde-se que por falta de execução de apoios e de deliberações de apoios cuja atividade remonta a setembro de 2021 e outros, já tiveram "fortes percussões na vida das crianças e jovens da DKC de Viana", nomeadamente na falta de mais de meia centena de atletas a duas provas, no comprometimento do projeto olímpico da DKC, na falta a estágios nacionais e a ausência de participação dos atletas de alto rendimento daquele clube vianense em campeonatos de europa e do mundo, "fazendo retroceder a DKC na sua globalidade em uma década para níveis de finais de 2012, 2013."
A DKC de Viana lidera o Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom, faltando poucos pontos para que se sagre pela sexta vez campeão nacional por clubes, facto que até a levou a ser "o clube do ano" na Gala [do Desporto] de Viana 2021.
"Ganhar esse troféu em Viana seria a cereja em cima do bolo e o contentamento de na sua casa ganhar coletivamente esse troféu no âmbito da cidade europeia do desporto."
"Provavelmente será a ultima vez que a DKC de Viana tem possibilidade de conquistar esse título, uma vez que além de já ter regredido 10 anos pelos constrangimentos financeiros provocados, os apoios futuros - pelo andar da carruagem - vão ser escassos."
"Nisto tudo são sempre as crianças e os jovens os afetados, mesmo sabendo que os voluntários da DKC continuarão a dar a eles o seu melhor."
Resultados da primeira prova da fase zonal Norte das primeiras pagaiadas:
3.º lugar Daniela Almeida – c1 infantil feminino
4.º lugar Rodrigo Teixeira – k1 infantil B
5.º lugar Maria Marques – k1 mínimo feminino
5.º lugar Rodrigo Marques – k1 infantil A
6.º lugar Marta Jooris – c1 infantil feminino
7.º lugar Tiago Pereira – c1 cadete
8.º lugar Tiago Vieira – c1 infantil A
8.º lugar Francisco Pereira – c1 infantil B
FOTOS: Ernesto Rodrigues
Comments