top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

DKC de Viana: Pedro Martins em Estágio e competição pela Equipa Nacional

O atual campeão nacional de slalom k1 júnior Pedro Martins, atleta na Darque Kayak Clube (DKC) de Viana vai fazer o seu estágio em Espanha pela Federação Portuguesa de Canoagem e vai representar Portugal na Taça da Catalunha, informou hoje o clube.





atleta num kayak no rio, ultrapassando obstáculos

Em nota de imprensa, a DKC de Viana refere que Pedro Martins foi convocado para estágio pela Federação Portuguesa de Canoagem em Espanha, nomeadamente em Sort e La Seu D'Urgell, de 15 a 21 de maio. Durante o estágio vai representar Portugal na Copa Catalunha de slalom em k1 júnior.


"As custas do estágio estão integralmente assegurados pela Federação Portuguesa de Canoagem, tendo para isso o seu clube de o ter levado até Amarante, o que é hábito e normal", explica.


Pedro Martins tem no seu palmarés vários títulos de campeão nacional pela DKC de Viana e é atualmente campeão nacional k1 júnior de slalom. "Não obstante há neste momento dificuldades na aquisição de material para este atleta de acordo com o nível que já nos habituou, e que tem a ver com o projeto olímpico da DKC que não possui financiamento específico", refere a direção da DKC de Viana.


Engrossa assim este atleta vianense o número já assinalável de atletas que têm sido chamados ao longo do tempo a trabalhos e a representar a seleção nacional, inclusive nos Jogos Olímpicos.


O clube dá nota ainda de que o atleta Lucas Borges foi prata em KL3 na Taça de Portugal de Maratonas (especialidade não olímpica), que se realizou em Águeda, "contribuindo para a boa prestação da equipa, com resultados interessantes, sobretudo se pensarmos que os atletas da DKC foram cumprir calendário, com o foco nas especialidades olímpicas, servindo a maratona de mera preparação.", refere.

jovem atleta dentro de kayak no rio
Lucas Borges © Ernesto Rodrigues e DKC de Viana

jovem de pé ao lado de dois homens, junto ao pódio
Lucas Borges conquistou o 2.º lugar em KL3 na Taça de Portugal de Maratona . © Ernesto Rodrigues e DKC de Viana

Não obstante, diz aquele clube vianense, cerca de uma dezena de atletas juniores e seniores da DKC mostraram-se interessados na prova, esforçaram-se e conseguiram bons resultados. Notou-se a ausência de alguns atletas da DKC de Viana por motivos de saúde.


"O resultado da paracanoagem, uma vez que é categoria experimental na especialidade da canoagem não contribuiu para a pontuação colectiva deste clube vianense, que subiria desse modo na classificação geral", sublinha o clube. Mesmo assim, a DKC de Viana subiu dois lugares relativamente à época anterior, aumentando o número de pontos de 14 (2022) para 46 em 2023, com praticamente todos os seus atletas a pontuar.


"A DKC não compete colectivamente em SUP canoa, nova especialidade que conta para a pontuação colectiva, por falta de apoios específicos. Sem lamentos."

atletas no rio, em canoas e kayaks
© Ernesto Rodrigues e DKC de Viana


Resultados mais relevantes:

Lucas Borges – 2.º lugar KL3

Daniela Silva – 5.º lugar c1 júnior feminino

Valéria Araújo – 5.º lugar c1 sénior feminino

Miguel Ricardo – 6.º lugar c1 júnior

Mafalda Rodrigues -16.º lugar k1 júnior feminino

Miguel Costa -16.º lugar c1 júnior

Gustavo Marinho - 27.º lugar k1 júnior

Tomás Marques - 36.º lugar k1 júnior




0 comentário

Comments


bottom of page