DKC Viana Garante 11 Vagas na Taça de Portugal de Pista Após Controlo Nacional
- Jorge Costa
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
31 de março, 2025.
O Darque Kayak Clube (DKC) de Viana do Castelo assegurou a presença com 11 vagas na próxima Taça de Portugal de Pista. O apuramento foi conquistado durante o Controlo Nacional de Velocidade, onde os canoístas vianenses demonstraram a sua valia nas distâncias de 250 e 2000 metros, garantindo um lugar na prestigiada competição nacional.
O clube vianense marcou presença no Controlo Nacional de Velocidade com 17 atletas inscritos. Esta prova tinha um duplo objetivo: aferir a condição atual dos canoístas e servir como principal meio de qualificação para a Taça de Portugal de Velocidade. Apesar de algumas ausências de última hora devido a doença, a maioria dos atletas da DKC em prova conseguiu carimbar o passaporte para a Taça.

Segundo os regulamentos da Federação Portuguesa de Canoagem, o apuramento direto estava reservado aos 35 melhores classificados em distâncias específicas. No setor masculino, os 35 primeiros nos 2000 metros qualificavam-se para a prova de 1000 metros da Taça. Tanto no masculino como no feminino, os 35 melhores nos 250 metros garantiam lugar nas provas de 200 e/ou 500 metros da Taça de Portugal de Regatas em Linha.
Foi neste quadro competitivo que a DKC de Viana viu sete dos seus atletas assegurarem um total de 11 lugares na Taça:
Adriana Jooris (C1 Cadete Feminino): Apurada nos 2000m (5º lugar) e 250m (6º lugar).
Valéria Araújo (C1 Sénior Feminino): Apurada nos 250m (8º lugar) e 2000m (9º lugar).
Mário Vieira (C1 Sénior Masculino): Apurado nos 250m (10º lugar).
Daniela Almeida (K1 Cadete Feminino): Apurada nos 250m (18º lugar) e 2000m (34º lugar).
Mafalda Rodrigues (K1 Sénior Feminino): Apurada nos 250m (27º lugar) e 2000m (27º lugar).
Eva Vieira (K1 Cadete Feminino): Apurada nos 250m (34º lugar).
Marta Jooris (K1 Cadete Feminino): Apurada nos 2000m (35º lugar).
Os atletas que não alcançaram a qualificação direta nesta prova terão ainda uma derradeira oportunidade através de um contrarrelógio específico para preencher as vagas restantes na Taça de Portugal.
Importa salientar que, devido a um vento forte que soprava a favor durante a competição, os tempos obtidos pelos atletas foram considerados apenas como referência indicativa para registo interno do clube, não sendo totalmente representativos do desempenho em condições neutras.
Fotos: Ernesto Rodrigues
Comments