Em 2022, foram limpos 16 hectares de vegetação florestal em Monção para prevenir incêndios
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Em 2022, foram limpos 16 hectares de vegetação florestal em Monção para prevenir incêndios



Em comunicado, o Município de Monção informa que em 2022, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), procedeu-se à limpeza de uma área aproximada de 16 hectares de vegetação no perímetro florestal, visando a criação de faixas de gestão de combustível, de forma a prevenir incêndios florestais.

No mesmo comunicado, o município acrescenta que foram ainda "requalificados cerca de 43 quilómetros de caminhos florestais (estradões) que se encontravam praticamente intransitáveis." Os trabalhos decorreram, maioritariamente, nas freguesias de Longos Vales, Merufe, Anhões, Luzio, Sago, Lordelo e Parada.

Estas intervenções, realizadas ao longo do ano, foram acompanhadas por outras ações de prevenção e proteção ambiental, nomeadamente, reforço de equipas de sapadores florestais e presença de uma equipa permanente de bombeiros, em Riba de Mouro, no período de verão.

Referência ainda para a "construção de reservatórios e pontos de água no Vale do Mouro e no Vale do Gadanha, cobrindo a área territorial do nosso concelho, bem como espaços específicos para a aterragem e descolagem de meios aéreos de combate a incêndios."


"As queimas e queimadas foram previamente comunicadas e devidamente controladas e a eliminação de ninhos de vespa velutina conheceu um aumento significativo.", frisam. Estas ações, destinadas a prevenir incêndios e manter o equilíbrio do ecossistema natural, têm continuidade no ano em curso.

A autarquia considera que "neste processo de prevenção e defesa da floresta, o envolvimento da população é fundamental." Pelo que "tanto as juntas de freguesia e associações locais como a comunidade escolar, desempenharam um papel ativo na realização de ações de sensibilização ambiental e medidas de reflorestação e combate a incêndios em vários pontos do concelho.", concluem.







0 comentário
bottom of page