Em 2023, passaram pelo Teatro Diogo Bernardes - Ponte de Lima 11 mil espectadores | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Em 2023, passaram pelo Teatro Diogo Bernardes - Ponte de Lima 11 mil espectadores

No ano de 2023, o Município de Ponte de Lima, através do Teatro Diogo Bernardes (TDB), apresentou uma oferta cultural com uma programação marcada por um amplo conjunto de espetáculos nas mais diversas áreas e com propostas inclusivas, constituindo a consolidação de um projeto artístico implementado desde o ano 2022. Durante o ano de 2023 marcaram presença no TDB cerca de 11.000 espectadores, dados revelados recentemente pelo Município.



fachada de um edifício onde funciona o teatro

"Registou-se um crescendo da procura dos espetáculos inseridos na programação, fruto de uma maior abrangência eclética da oferta, da dinamização de diversas ações de mediação de públicos e de implementação de um novo projeto educativo", salienta o Município de Ponte de Lima numa nota enviada às redações.


"Depois de dois anos (2020 e 2021) em que os reflexos dos constrangimentos, limitações e alteração dos hábitos de consumo provocados pela pandemia da COVID – 19 se fizeram sentir na afluência de públicos, o ano de 2022 foi de franca recuperação e o ano de 2023 de forte subida e ganhos de públicos comparativamente com os anos anteriores", explica.

No ano de 2022, o Teatro Diogo Bernardes registou uma afluência de 7703 espectadores, passando para cerca de 11.000 espectadores no ano de 2023, uma taxa de crescimento de 43%. "Se tivermos por referência um ano pré-pandemia (2019), registamos também um crescimento do número de espetadores entre 2019 (9761) e 2023, obtendo uma taxa de crescimento de 13%", nota.


De acordo com a mesma nota, os espetáculos que registaram maior afluência de públicos, em termos da oferta, foram o Teatro, a Música e a Dança (segmento que começa a ter cada vez maior procura no TDB). O Município de Ponte de Lima salienta também os novos segmentos acolhidos com maior regularidade, a Ópera, o Stand Up, o Novo Circo ou Circo Contemporâneo. De realçar o reforço das coproduções com outras estruturas artísticas e/ou equipamentos culturais no âmbito da RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros), 9 no total, bem como a realização de 5 estreias absolutas e uma estreia nacional. "As ações de mediação de públicos e serviço educativo, através das visitas encenadas, visitas guiadas e oficinas (O TDB Capacita), registam também uma forte adesão na medida que são componentes da programação que se reforçaram no ano de 2023", acrescenta.


"O Teatro Diogo Bernardes, enquanto equipamento cultural de referência e integrante da RTCP e apoiado no âmbito do apoio à programação pelo Ministério da Cultura através da DGArtes, irá continuar a orientar a sua estratégia de programação através da diversificação e do reforço da qualidade das atividades desenvolvidas, do estímulo à participação/desafio da população do território de Ponte de Lima, bem como ao incentivo a novas parcerias com outros equipamentos culturais e/ou Instituições", remata.




0 comentário
bottom of page