top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Empresa de Viana do Castelo investe meio milhão de euros na criação de centro desportivo para padel

Uma empresa com sede na freguesia de São Romão de Neiva vai investir mais de meio milhão de euros na construção de um centro desportivo destinado a parque de padel. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Del Val Tavares assinaram um contrato de investimento para que o projeto beneficie do Regime de Incentivos da autarquia.




homem grisalho segurando um documento de papel na mão

Assim, a Del Val Tavares, empresa vocacionada para a área de exploração de zona desportiva e de lazer e promoção de atividades desportivas, "pretende levar a cabo a construção de um centro desportivo, gerando criação de postos de trabalho e comprometendo-se ao funcionamento do espaço por um período nunca inferior a dez anos."


De acordo com o documento, "o Município vai apoiar e acompanhar o projeto de investimento, nomeadamente através da agilização do processo de licenciamento e cooperando com o investidor."


O contrato refere ainda que "o Município de Viana do Castelo pretende dar continuidade à promoção e incremento de condições, no concelho, para a criação de emprego, alargamento do tecido industrial a áreas e setores complementares aos atuais clusters e, também ao reforço da atratividade, competitividade e inovação do território como espaço de localização empresarial qualificada."


Recorde-se que o Regime de Incentivos para 2023 inclui reduções e isenções de taxas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura, floresta e produtos de base regional e do mar, setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, equipamentos de utilização coletiva, abrangendo ainda a regeneração urbana e operações urbanística, entre outros.


Este regime aprofunda um conjunto de instrumentos de apoio e atração tendentes à requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho.


O que é o Padel e como tem crescido em popularidade?


O padel nasceu na cidade de Acapulco, no México, no início dos anos 1970, graças a um homem abastado chamado Enrique Corcuera, que tinha paixão pelo ténis, mas não tinha espaço para construir um court adequado na sua propriedade. Decidiu, então construir um court mais pequeno cercado por paredes para manter a bola em jogo.


Podemos definir o padel como um desporto semelhante ao ténis, jogado com raquetes, que segue, em grande parte, as regras do ténis tradicional, com algumas diferenças. O padel combina elementos do ténis e do squash e é jogado num court reduzido com paredes de vidro e uma rede mais baixa.

raquete de padel com uma bola amarela em cima
raquete de padel com uma bola amarela

Tem granjeado cada vez mais adeptos e celebridades como David Beckham, Roger Federer, Rafael Nadal, Sylvain Wiltord Neymar. O treinador do Liverpool Football Club, Jurgen Klopp, não resistiu e instalou um court no seu campo de treino.


Por se jogar apenas a pares, num espaço reduzido, o padel apresenta uma forte componente social que contribui para que cada vez mais pessoas tenham interesse em experimentar esta modalidade.




0 comentário

Comments


bottom of page