top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Empresas de tratamento e valorização de resíduos promovem participação pública no PAPERSU

A RESULIMA e a VALORMINHO estão a promover a participação pública no PAPERSU - Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030, que se encontra em desenvolvimento, na região do Vale do Lima e Baixo Cávado, assim como na região do Vale do Minho.




fardos de cartão amarrados e prontos para reciclagem

Em comunicado, as empresas salientam que "o papel dos cidadãos é fundamental para o sucesso das políticas e das medidas a implementar", e é com este foco que apelam à sua participação "enquanto gestores de recursos que colaboram no processo de decisão."


O plano, que neste momento se encontra em desenvolvimento por parte dos municípios e dos Sistemas de Tratamento de Resíduos Urbanos em todo o país, deve incorporar sugestões e propostas por parte dos cidadãos.


As participações são feitas através do website da RESULIMA e da VALORMINHO, em https://www.resulima.pt/pt/sustentabilidade/papersu/ e https://www.valorminho.pt/pt/sustentabilidade/papersu/, respetivamente, até ao dia 10 de novembro de 2023. É no website que se encontra o formulário de participação pública onde cada participante poderá deixar as suas sugestões.


METAS AMBIENTAIS EXIGENTES


As Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito entre 2030 e 2035 são muito exigentes. A Meta da Reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes, e a Meta de Deposição em Aterro em 2035 não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, o que naturalmente impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa.

Em 2021, em Portugal, 56% dos resíduos foram depositados em Aterro e a Meta da Reciclagem atingiu os 32%, e esta é a referência de partida a nível nacional.


Sobre a Resulima

A Resulima é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. A Resulima serve cerca de 309,5 mil habitantes, numa área geográfica de 1743 km2.


Sobre a Valorminho

A Valorminho é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira. A Valorminho serve cerca de 75 mil habitantes, numa área geográfica de 950 km2.




0 comentário

Commenti


bottom of page