top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Encontros literários do Alto Minho levam "As palavras que nos unem" a Arcos de Valdevez



“As palavras que nos unem” é uma iniciativa que decorrerá na Casa das Artes e no Centro Interpretativo do Barroco, em Arcos de Valdevez, no dia 22 de abril, e que contará com a presença dos escritores Rui Cardoso Martins e Tiago Salazar. Esta ação integra os 10 encontros literários que irão percorrer em abril e outubro deste ano, as bibliotecas municipais do Alto Minho.


Integrada no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), esta iniciativa vai juntar à conversa diferentes autores portugueses, unindo todo os públicos em torno dos livros, um pretexto para a reflexão sobre o poder das palavras enquanto instrumento privilegiado para combater desigualdades, alertar para a exclusão e motivar coletivamente para a coesão social.


No dia 22 de abril, pelas 10h30, Tiago Salazar realizará uma sessão na Casa das Artes para o público escolar e, às 21h30, o escritor Rui Cardoso Martins junta-se a Tiago Salazar no Centro Interpretativo para uma sessão aberta a toda a comunidade, que contará com a Participação da Universidade do Saber e do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez. Neste momento a programação e a moderação ficarão a cargo de João Morales e toda a sessão será traduzida em simultâneo por um intérprete de língua gestual portuguesa.


Durante estas sessões serão disponibilizados suportes informativos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e com audiodescrição e a tradução simultânea das sessões em língua gestual.


Esta iniciativa conta com o apoio da RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, constituída pelas 10 bibliotecas dos Municípios do Alto Minho.


A lista de autores convidados reúne alguns dos nomes mais marcantes da cultura nacional, com provas dadas na Literatura, Ensino e Investigação Académica, Cinema, Imprensa, Rádio, Televisão, Direito, ou até nas Palavras Cruzadas.


Assim, em abril, vão passar pelo roteiro cultural do evento, os escritores Isabel Rio Novo, Paulo Moura, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins, Silvia Alves, Paulo Freixinho, Manuel Jorge Marmelo, Manuella Bezerra de Melo, Rui Zink, Renato Filipe Cardoso, Mário Augusto e Álvaro Laborinho Lúcio. A moderação dos encontros estará a cargo de João Morales. Estarão também presentes nos locais a livraria Versus de Arcos de Valdevez.


O programa detalhado dos encontros literários encontra-se disponível no site da RIBAM em http://redebibliotecas.altominho.pt/.


0 comentário

Comentários


bottom of page