top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Entradas gratuitas nos espaços museológicos de Melgaço

17 de Maio, 2024

Amanhã, sábado, dia 18 de maio, as entradas nos espaços museológicos de Melgaço serão gratuitas. A ação acontece a propósito do Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de maio. Para comemorar esta efeméride, a autarquia convida ainda a uma visita à Porta de Lamas de Mouro e ao Solar do Alvarinho.



cartaz do Dia Internacional dos Museus

Os espaços museológicos estão dispersos pelo concelho: no centro histórico é possível visitar o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, bem como o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek. Fora do centro histórico, é possível visitar o Espaço Memória e Fronteira e também o Solar do Alvarinho, com provas de alvarinho gratuitas.

 

Depois de um belo passeio pelo centro histórico e arredores, o visitante é convidado a conhecer um pouco do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), onde irá encontrar uma das portas deste Parque, a Porta de Lamas de Mouro, que recentemente celebrou 20 anos, situada na freguesia de Lamas de Mouro, e que oferece uma exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida. E, mais no topo da montanha, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, na freguesia que lhe dá o nome, também em pleno PNPG.

 

HORÁRIOS:


Espaços museológicos e Porta de Lamas de Mouro:

De abril a setembro: de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h e das 14h às 18h

De outubro a março: de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h

Encerra nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, 1 de janeiro, no domingo e segunda-feira de Páscoa e no feriado municipal, quinta-feira da Ascensão. 


Solar do Alvarinho: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingo e e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 19h.

 

A visita ficará completa com a degustação da deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o alvarinho, quer seja num restaurante ou em alguma das adegas, que hoje oferecem uma diversidade de sugestões, que se complementam com atividades alheias ao setor onde atuam, em parceria com as diferentes empresas do concelho, tudo para que o turista tenha a possibilidade de ter uma visita o mais completa possível.


DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS


O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades, com o objetivo de promover junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Em 2024, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Educação e Investigação”, realçando assim o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística.



0 comentário

Comments


bottom of page