top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Escola Básica da Abelheira vence programa educativo "Wind Experts" da Ocean Winds

9 de Maio, 2024

Realizou-se uma cerimónia de encerramento da segunda edição do programa educativo “Wind Experts”, promovido pela Ocean Winds em Viana do Castelo, com entrega de prémios aos grupos de alunos vencedores e à escola vencedora. O programa tem como objetivo sensibilizar as gerações mais novas para o desafio global das alterações climáticas e para os benefícios e potencialidades das energias renováveis, nomeadamente da energia eólica offshore na mitigação das mesmas.




escola vencedora com o prémio

No contexto deste programa educativo, que se relaciona com as disciplinas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, os alunos da Escola Básica da Abelheira, da Escola EB 2/3 de Carteado Mena e a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito assistiram a vários cursos educativos que tinham como objetivo "aumentar a sensibilização sobre as alterações climáticas e promover soluções eficazes para mitigar as suas consequências." A fase que se seguiu foi uma competição entre todos os alunos, em que o desafio principal foi construir um modelo de aerogerador, utilizando materiais reciclados e o parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic, como inspiração. Esta competição entre os grupos de alunos é um incentivo ao trabalho em equipa, criatividade e ideias inovadoras.  

 

A seleção do grupo vencedor foi realizada pelo comité da Ocean Winds, o qual analisou cada um dos projetos apresentados, valorizando a sua conceção, funcionalidade, criatividade e mensagem, sendo selecionado um grupo de 5 alunas da Escola Básica da Abelheira. A escola vencedora recebeu um voucher de 3000 € pelo seu envolvimento, e cada membro da equipa vencedora recebeu como prémio um iPad.

 

Além disso, todos os alunos receberam um certificado de participação, que valoriza o seu envolvimento e empenho nesta iniciativa desafiadora, que inspira a criatividade.  


O evento foi celebrado no auditório da Escola Superior de Saúde do IPVC, na presença da equipa do WindFloat Atlantic – parque eólico offshore flutuante local do qual a Ocean Winds (uma joint venture de 50/50% entre a EDP Renováveis e a ENGIE) é a principal acionista –, todos os alunos e professores envolvidos, e membros do Município de Viana do Castelo, representados pelo Departamento de Gestão Territorial e Sustentabilidade e pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental).


A iniciativa Wind Experts enquadra-se no compromisso da Ocean Winds em investir na sociedade e comunidade local nos seus projetos, focando-se especialmente na disseminação e promoção do conhecimento entre as gerações mais jovens. Assim, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, estão a decorrer várias ações sociais na região de Viana do Castelo.



0 comentário

Comments


bottom of page