top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Escola Ciência Viva vai nascer em Arcos de Valdevez

10 de Maio, 2024

A Escola Ciência Viva é um Projeto Educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em parceria com Autarquias e Agrupamentos de Escola de Norte a Sul do país. A Rede de Escolas Ciência Viva é muito dinâmica e conta, atualmente, com 20 espaços em contextos não formais de aprendizagem. Em Arcos de Valdevez, vai nascer a Escola Ciência Viva, estando a inauguração marcada para o próximo dia 13 de maio, às 18h00.





cartaz do evento e fachada do Centro Ciência Viva dos Arcos

"Em Arcos de Valdevez vai nascer este grande projeto, numa feliz parceria entre o CENTRO CIÊNCIA VIVA, o Município de Arcos de Valdevez e o Agrupamento de Escolas de Valdevez", adiantou a autarquia, esta sexta-feira. A turma do 4.ºC (1.º Ciclo) vai ter o privilégio de inaugurar um programa diferenciador e complementar ao ensino das ciências proporcionado atualmente pelo Agrupamento. "É uma escola onde as crianças do 1.º ciclo do ensino básico passam uma semana inteira de aulas num centro de ciência viva acompanhadas pelos seus educadores e professores", explica. Nestes espaços são aplicados os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e ao currículo do 1.º ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental da educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência. Conta, para isso, com o apoio das instituições científicas e de ensino superior para estimular nos alunos a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o gosto pela experimentação e descoberta.


No próximo ano letivo, adianta nota da autarquia, "já a partir de setembro, será a vez de todas as turmas do 4.º ano do Agrupamento de Valdevez viverem esta experiência, tão especial e enriquecedora." Os alunos terão uma semana inteira de aulas no Centro Ciência Viva dos Arcos, desenvolvendo um programa essencialmente experimental, sendo que, num dos dias, terão a visita de um cientista que irá partilhar conhecimento com as crianças.


A inauguração da ESCOLA CIÊNCIA VIVA DE ARCOS DE VALDEVEZ acontece na segunda feira, dia 13 de maio, pelas 18 horas, no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya. Na sessão de inauguração (entre as 18h00 e as 20h00) os pais vão conhecer o programa educativo a desenvolver e participarão numa visita guiada às instalações, laboratórios e sala de atividades criada para o efeito. Por fim, destaque ainda, para um lanche-convívio disponibilizado para Encarregados de Educação e Crianças que vão frequentar esta “nova escola”.




0 comentário

Comments


bottom of page