top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra hoje 51 anos

16 de Maio, 2024

Esta quinta-feira, 16 de maio, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) celebra o seu 51.º aniversário. A cerimónia fica marcada pela conferência “Como ajudar a aprender – autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, proferida pelo neurologista e professor universitário, João José Cerqueira.



cartaz do evento com homem de braços cruzados

As comemorações começam às 14h30, com a atuação da Escola Profissional Artística do Alto Minho, seguindo-se as intervenções do Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do diretor da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), Luís Graça, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Presidente da Associação Académica da ESS-IPVC, Carolina Pereira.

 

João José Cerqueira, autor de mais de 90 artigos revisados por pares e com mais de 2500 citações, irá focar a sua conferência no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

Com mais de meio século de existência, a formar centenas de profissionais de enfermagem desde 1973, a Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC) continua na vanguarda, apostando numa oferta formativa enquadrada com as necessidades do mercado. Nesse sentido, abre, já no próximo ano letivo, dois novos mestrados: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.

 

Diretor da ESS-IPVC, Luís Graça faz referência aos números mais recentes da Organização Mundial da Saúde e recorda a importância da formação de enfermeiros: “Até 2030, faltarão cerca de 4,5 milhões de enfermeiros e parteiras para responder às necessidades. Em Portugal, o quadro é semelhante, com uma necessidade de cerca de 13.000 enfermeiros. Parece-nos evidente a necessidade de se continuar a investir na formação de profissionais de saúde.”

 

Luís Graça reconhece que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito um grande investimento nessa área. “Se a pandemia exigiu fazer uso do ensino remoto de emergência, a dificuldade transformou-se em oportunidade. A capacitação de docentes em Ensino à Distância, projetos de cocriação, como o DEMOLA, ou, mais recentemente, o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, são exemplos de iniciativas em que a ESS-IPVC, os seus docentes e estudantes se envolveram com vista a aportar inovação e excelência à formação”, concluiu o diretor da ESS-IPVC.

 

O aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo irá também ficar marcado pela entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores da instituição pelos anos de serviço na Escola. A cerimónia encerra com a atuação da Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS.

 



0 comentário

Comments


bottom of page