Escuteiros de todo o mundo em Ponte de Lima para explorar património e cultura | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 5 de ago.
- 2 min de leitura
06 de agosto, 2025.
Ponte de Lima foi, recentemente, o ponto de encontro de mais de uma centena de escuteiros de 18 países, que participaram no 16º World Scout Moot Mondial Portugal 2025. Austrália, Brasil, Estados Unidos, Tunísia e Holanda são apenas alguns dos países representados, num evento que encheu a vila minhota de culturas e vivências de todo o mundo.

Milhares de jovens escuteiros de diversos países reuniram-se em Ponte de Lima para o World Scout Moot, conhecendo a cultura, tradições e património local numa experiência inesquecível.
A iniciativa, inserida numa atividade mundial de escuteiros, permitiu aos participantes conhecerem a fundo a riqueza cultural e natural da região. O grupo foi recebido pelo vereador da Juventude e Desporto, Gonçalo Rodrigues, que realçou a importância do evento para a visibilidade de Ponte de Lima.
Durante a sua estadia, os jovens tiveram a oportunidade de visitar os principais pontos de interesse da vila, como o Festival Internacional de Jardins, e de desfrutar de atividades ao ar livre, como a canoagem no Rio Lima e passeios no barco "Água Arriba". A exploração das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos também fez parte do programa, no qual os escuteiros contribuíram para a sua preservação.
A cultura e as tradições locais foram o foco de grande parte da visita. Na Escola Profissional Agrícola, os escuteiros aprenderam sobre a produção do vinho verde e participaram ativamente na "Poda Verde" nas vinhas. O artesanato limiano, desde a tapeçaria aos trajes regionais e à produção de "Cabeçudos", também despertou o interesse dos jovens. O ponto alto da experiência foi a simulação de um "Arraial Minhoto", que encerrou a atividade com um genuíno convívio, acompanhado por bifanas, vinho verde, grupos de bombos e ranchos folclóricos.
A organização do evento destaca a diversidade cultural e a beleza de Ponte de Lima, que se tornou um "pedaço de todo o mundo" por alguns dias.












Comentários