Esperados milhares de visitantes no Festival “Novos Sabores da Lampreia”, em Valença | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Esperados milhares de visitantes no Festival “Novos Sabores da Lampreia”, em Valença

O Festival Gastronómico “Novos Sabores da Lampreia”, abriu esta sexta-feira, 3 de março, em São Pedro da Torre, Valença, e prolonga-se até domingo, 5 de março. Aqui, vai ser possível degustar lampreia confecionada de várias maneiras, conjugando tradição e inovação.




Pescada nas águas do rio Minho, ao longo dos tempos, a lampreia ganhou fama, tradição e tantas formas de a confecionar e saborear. Para muitos pescadores da comunidade de São Pedro da Torre, é o seu ganha-pão, sendo que este evento contribui, assim, não só para divulgar a lampreia do rio Minho, a gastronomia, o turismo, o património da região, mas também as suas gentes e tradições.

pessoas sentadas, olhando em frente
A apresentação do festival aconteceu esta sexta-feira de manhã

Interrompido pela pandemia Covid-19, o festival era muito aguardado, pelo que para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “o festival faz todo o sentido; é um regresso feliz, e vai contribuir para animar estes três dias, mas sobretudo para dar a importância que a lampreia do rio Minho tem”. O autarca refere mesmo que “este é o único evento na região que promove e divulga a lampreia do rio Minho”.

homem de óculos discursando no palanque
José Manuel Carpinteira - Presidente CM Valença

Cristóvão Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, considera que “este festival é o ex-libris da freguesia”, e que contam receber “milhares de pessoas durante os três dias do festival, e com a certeza de os servir muito bem”, frisou.

homem discursando num palanque, com bandeiras atrás
Cristóvão Pereira - Presidente JF de São Pedro da Torre

JOVENS COMEÇAM A INTERESSAR-SE PELA PESCA DA LAMPREIA

Questionado sobre se ainda se pesca muita lampreia na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, Cristóvão Pereira adiantou que “Nas últimas formações que houve, foram inscritos vários jovens da freguesia com idades até aos 30 anos”, e que “se formos ao rio na hora de os pescadores estarem no rio, já se vê que há mais pescadores jovens do que mais pescadores com idade”. O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre disse, ainda, que na comunidade, têm um pescador com 86 anos que ainda exerce a profissão.


O festival gastronómico decorre entre duas tendas, uma para a restauração, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas, e outra com uma área onde será possível encontrar os vinhos, o artesanato e a gastronomia valenciana.


várias mesas com pessoas sentadas à espera da sua refeição
A tenda onde são servidas as refeições tem capacidade para 400 pessoas


QUAIS SÃO, AFINAL, OS NOVOS SABORES DA LAMPREIA?

Aqui, conjuga-se tradição, como o arroz de lampreia, com novas apresentações ou modos de confecionar este ciclóstomo: assada na brasa; assada no forno servida com batatas; lampreia de arroz; lampreia à bordalesa e lampreia recheada. Para quem desconhece esta última, Cristóvão Pereira explica como é confecionada: “a lampreia recheada vai ao fumo, depois de escalada, mais tarde é feita uma bola e dentro dessa bola leva alguns ingredientes, sendo depois servida fatiada”.

O festival é uma iniciativa da Associação Sabores do rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a Junta de Freguesia de São Pedro da Torre.


confrades com as suas vestes a conversar ao sol


0 comentário
bottom of page