Estudante do IPVC colabora em investigação com impacto nos PALOP | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Estudante do IPVC colabora em investigação com impacto nos PALOP | Peneda Gerês TV

19 de agosto, 2025.

Miriam Portela, uma jovem de 25 anos a estudante o segundo ano da licenciatura em Biotecnologia na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), regressou de uma experiência de mobilidade em Cabo Verde com uma bagagem cheia de conhecimentos e vivências.


Miriam Portela Estudante Erasmus IPVC
Miriam Portela Estudante Erasmus IPVC

A estudante Miriam Portela participou no programa Erasmus+ durante dois meses na ilha de Santiago e colaborou ativamente num projeto de investigação científica. A sua participação integrou o projeto INCUBATOR, focado na identificação de fatores associados ao desenvolvimento do cancro da próstata. O trabalho de Miriam consistiu numa revisão sistemática sobre o licopeno, um composto presente no tomate, e o seu efeito em homens com aquele tipo de cancro.


"O objetivo foi reunir e avaliar estudos para perceber se são válidos e consistentes. Estamos a preparar um artigo que será publicado no PROSPERO, uma base de dados internacional de referência", explica a estudante. O seu nome será associado ao trabalho, ao lado dos professores e investigadores Neidy Rodrigues, João Moreno e João Marques da UniCV e do Politécnico de Viana do Castelo, respetivamente.


Investigação com menos recursos, mas com grande sabedoria

Miriam Portela destaca o desafio que foi lidar com a realidade e a falta de recursos para a investigação em Cabo Verde. "Eles têm muito menos recursos, mas aplicam a ciência com grande impacto e sabedoria. Aprendi muito com cientistas que, apesar das limitações, fazem investigação relevante e transformadora", afirma a estudante que considera que a experiência a marcou em todas as dimensões, tanto a nível profissional como pessoal. "Sou uma Miriam muito mais rica depois destes dois meses. Cresci porque participei num projeto realmente importante, com potencial para ter impacto nos PALOP. Senti-me uma pequena cientista", confessa.


A experiência reforçou a sua convicção de que as mobilidades internacionais são transformadoras. Miriam Portela não hesita em desafiar outros estudantes a saírem da sua zona de conforto garantindo que “Esta é uma experiência que não devemos deixar passar”.


De regresso a Portugal, Miriam ambiciona prosseguir a sua jornada académica. O objetivo é concluir a licenciatura e seguir para um mestrado na área da saúde e investigação. “O Politécnico de Viana do Castelo foi o meu ponto de partida e continua a ser o meu suporte para ir mais longe”, conclui a jovem que sonha em ser investigadora.

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page