top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Eurocidade Cerveira-Tomiño apoia publicação de livro interativo sobre o rio Minho

O Auditório de Goián, no concelho de Tomiño acolhe, esta sexta-feira, pelas 20h00 (GAL), a apresentação de ‘O Miño Sereno’, um livro interativo no qual as primeiras fotografias do rio Minho dialogam com ilusões em 3D, áudios e vídeos. Trata-se do primeiro volume de ‘A Memória dos Rios’, uma coleção dedicada aos principais rios da Península Ibérica, com a chancela do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha e, cujo primeiro livro, conta com apoio e financiamento da Eurocidade Cerveira-Tomiño.




foto a preto e branco do rio Minho onde se vê gente num barco e 3 pessoas em cima de um rochedo

Coincidindo com o Dia Mundial dos Rios, a apresentação de ‘O Miño Sereno’ conta com a presença da alcaldesa de Tomiño, Sandra González, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e da documentalista, guionista e comissária de exposições, Lucía Laín. Durante a sessão de apresentação será projetada uma seleção de peças documentais protagonizadas pelos habitantes do rio Minho.

Trata-se de um projeto que arranca em águas do Minho e que permitirá ao público desfrutar da riqueza deste rio. Com este livro interativo, a documentalista Lucía Laín assegura que “o testemunho dos habitantes de ambas as margens do rio Minho permitem-nos chegar às suas lembranças. São memórias de tempos de pesca, de tradição e de romaria, memórias criadas em coletividade”, afirmou citada em nota de imprensa.

O público pode deixar-se levar pelos efeitos inspirados na visão binocular da fotografia estereoscópica, por ilusões em 3D, áudios e vídeos para relembrar momentos históricos como o lanço da cruz ou as distâncias e os tempos marcados pelas próprias redes dos pescadores, ou até mesmo lugares como a Ilha dos Amores, acompanhados de imagens dos princípios do século passado e de testemunhos atuais.

foto a preto e branco mostrando pescadores com crianças e peixes na mão
Arquivo da Asociación Cultural

O volume estará disponível para o público de forma virtual e em cinco idiomas: galego, português, castelhano, francês e inglês.


Foto de Capa: Desembocadura do Rio Minho, cerca de 1926.


0 comentário

Comments


bottom of page