Eurocidade Cerveira-Tomiño Impulsiona Cooperação Transfronteiriça com Plano Ambicioso para 2025
- Jorge Costa
- 1 de mar.
- 2 min de leitura
01 de março, 2025.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño prepara-se para um ano de 2025 repleto de atividades e iniciativas inovadoras, com o objetivo de fortalecer a cooperação transfronteiriça e melhorar a qualidade de vida das populações de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. O plano de ação anual, aprovado pelo Comité de Gestão Estratégica, abrange áreas como a sustentabilidade, igualdade e proteção civil, contando com um investimento significativo e cofinanciamento europeu.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño reafirma o seu compromisso com a cooperação transfronteiriça, apresentando um plano de ação ambicioso para 2025 que visa impactar positivamente as dinâmicas das comunidades de ambos os lados da fronteira. Em reunião do Comité de Gestão Estratégica, realizada em Vila Nova de Cerveira, os autarcas Sandra Gonzalez e Rui Teixeira validaram um conjunto alargado de medidas que refletem a visão inovadora e o espírito colaborativo da Eurocidade.

Com um enfoque claro na promoção da igualdade e no combate às alterações climáticas, o plano para 2025 integra cerca de 15 ações enquadradas em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável e equilibrado do território. A sustentabilidade ambiental e a economia circular assumem um papel central, a par da cultura, desporto, conciliação familiar e juventude. Este esforço conjunto é suportado pelos projetos REDE-GOV e ADAPT, e conta com um investimento total de 900 mil euros, sendo 75% cofinanciado pelo FEDER através do POCTEP até 2026.
Entre as novidades para 2025, destaca-se a apresentação pública e distribuição de três documentos práticos e informativos: o "Guia Prático de Conciliação do Trabalhador Transfronteiriço", o "Guia de Recursos e Serviços para a Conciliação Familiar" e o "Catálogo de Recursos e Serviços Georreferenciados". Estas ferramentas visam facilitar a vida dos cidadãos e promover a integração transfronteiriça em aspetos essenciais do quotidiano.
A Eurocidade vai ainda dinamizar o ‘Mercado Sem Fronteiras’, uma iniciativa inédita que pretende promover os produtos locais, as receitas tradicionais e a música típica de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, em ambos os concelhos. Outra aposta para 2025 é a segunda edição do Encontro Transfronteiriço de Proteção Civil, que se pretende alargar à comunidade escolar e que contará com a criação de um Grupo de Trabalho de Proteção Civil. O objetivo é preparar o território para os desafios futuros colocados pelas alterações climáticas, tornando-o mais seguro e resiliente.
O plano de ação para 2025 dá continuidade a iniciativas de sucesso já consolidadas e acarinhadas pelas populações, como o Concurso de Pintura Antonio Fernández, o Olympics4All, a Semana Europeia do Desporto, o BTT Transfronteiriço e a Corrida de Reis. Mantém-se também o investimento no OPT Juventude 2023, com a continuidade dos projetos ‘Música Nova’ e ‘Gladiator Race’.
Com este plano anual, a Eurocidade Cerveira-Tomiño reforça o seu papel como exemplo de cooperação entre municípios de dois países, trabalhando em conjunto para melhorar a qualidade de vida das suas populações, num espaço transfronteiriço cada vez mais integrado e coeso, minimizando barreiras e promovendo o desenvolvimento social e económico sustentável.
Comments