top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Eurocidade Cerveira-Tomiño: Inscrições abertas para os ‘Jogos Eurocidade – Sem Fronteiras’

Os jovens residentes ou estudantes da Eurocidade Cerveira-Tomiño vão poder desfrutar de um fim de semana marcado pela diversão desportiva e pela celebração dos valores europeus. Nos dias 10 e 11 de junho, o Skate Park de Goián (Tomiño) e o Centro Municipal de Atletismo (Vila Nova de Cerveira), respetivamente, vão ser palco dos ‘Jogos da Eurocidade – Sem Fronteiras’.





cartaz do evento com pneus coloridos na relva

Inspirado na ideia de Charles de Gaulle, quando em 1965 criou a 1ª edição dos Jogos Sem Fronteiras que viria a marcar várias gerações do século passado, os ‘Jogos da Eurocidade – Sem Fronteiras’ é um dos projetos vencedores da edição 2023 do Orçamento Participativo Transfronteiriço.


Os ‘Jogos da Eurocidade – Sem Fronteiras’ são dirigidos a jovens dos 12 aos 25 anos, estando as inscrições já a decorrer online .


"Além de promover o envolvimento da juventude em atividades desportivas e de lazer, este evento mantém os objetivos de fomentar a amizade, a partilha, a união e a solidariedade entre os jovens de ambos os concelhos vizinhos, através de jogos tradicionais e/ou provas típicas daquele célebre evento europeu, adaptados aos recursos e desportos mais atuais", explica a autarquia de Vila Nova de Cerveira em nota de imprensa.


Os jovens participantes formarão equipas que, ao longo de dois dias, vão disputar um conjunto de desafios, acumulando pontuações para ser encontrada a equipa vencedora. Haverá torneio de tração de corda, insuflável de matraquilhos humanos, jogo da ilha e jogo big bags, gincana de bicicletas, tiro de zarabatana, insuflável basket challenge, jogos tradicionais, jogo do pneu, jogo do pé atado, jogo ovo na colher, jogo da malha, Fun Games, paintball e slide.

De participação gratuita, os interessados devem formalizar a sua inscrição através do website da Eurcidade Cerveira-Tomiño (https://eurocidadecerveiratomino.eu/opt2023-xogos-sen-fronteiras/ ) até ao dia 31 de maio.

De sublinhar que este projeto vencedor do OPT Cerveira-Tomiño 2023 assume um forte compromisso em contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), nomeadamente no âmbito da Saúde de Qualidade, e que estipula que, até 2030, deve haver uma redução em um terço da mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e uma maior promoção da saúde mental e bem-estar; bem como reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas e o uso nocivo do álcool.








Σχόλια


bottom of page