Europe Direct Minho ouviu cidadãos de Amares quanto ao Futuro da Europa
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Europe Direct Minho ouviu cidadãos de Amares quanto ao Futuro da Europa





No dia 22 de março, o Europe Direct Minho, um projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, dinamizou uma sessão para ouvir os cidadãos sobre o Futuro da Europa, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira. A sessão foi dinamizada em parceria com a Universidade Sénior de Amares e a Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda.


A atividade serviu, sobretudo, para a troca de impressões sobre a União Europeia (UE) entre os participantes, com o objetivo de encontrar ideias que possam contribuir para uma UE e uma sociedade melhor. A atividade pretende contribuir para a renovação democrática da sociedade europeia, tornando o cidadão cada vez mais parte ativa deste projeto e fornecer ferramentas a este público-alvo para poder influenciar o futuro da UE.


A atividade teve uma duração aproximada de 90 minutos, num discurso informal, participativo e inclusivo. Foram discutidos alguns tópicos de interesse público, com especial foco no futuro da Europa; o ambiente e agricultura; a saúde; a democracia europeia; e a temática da corrupção. Além destas temáticas, abordou-se ainda a importância da UE para a comunidade local e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Da conversa, resultaram diversas conclusões sobre o Futuro da Europa. Na área do ambiente e agricultura, os participantes destacaram a necessidade de estabelecer normas mínimas para a qualidade dos alimentos e a utilização de alimentos sazonais nas cantinas escolares. Na área da Saúde, houve uma clara manifestação para a necessidade da UE assegurar que os tratamentos de saúde em toda a UE tenham a mesma qualidade e tenham um custo local justo. Por fim, na temática relacionada com a democracia, os cidadãos propuseram a criação de uma plataforma digital multifuncional onde os cidadãos possam votar em eleições e sondagens em linha.


No auditório, estiveram presentes cerca de duas dezenas de participantes interessados em participar ativamente sobre as temáticas apresentadas.


Todas as conclusões serão reunidas e partilhadas na plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa que pretende reunir todos os contributos em torno da construção de um projeto europeu à imagem das ideias e preocupações dos cidadãos.



bottom of page