top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Exeter de Inglaterra e Técnico de Lisboa vencedores do ARCOSTOUCH


No passado sábado, 25 de junho, teve lugar em Arcos de Valdevez, a 6ª edição do Torneio Internacional de Touch Rugby: ARCOSTOUCH, uma parceria entre os Garranos e a Câmara Municipal. Este, que é o maior torneio Internacional de Touch Rugby em Portugal, decorreu com jogos em simultâneo em quatro campos, entre o Estádio de Rugby e Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.



O torneio contou com a presença de 8 equipas estrangeiras e 9 portuguesas que se distribuíram por duas categorias (Open Mixed: equipas com igual número de mulheres e homens e Open All: sem restrições).

Equipa Garranos + CRAV

Na categoria “Open Mixed” participaram duas equipas de Inglaterra (da Universidade de Exeter), uma equipa de França (Galaxy Paris, uma franquia internacional, que na sua equipa continha atletas de oito nacionalidades diferentes) e uma equipa Espanhola (Madrid). Nas equipas portuguesas apresentaram-se “Os Garranos”, equipa oficial de Touch Rugby de Arcos de Valdevez (vice-campeões nacionais), uma equipa do CRAV (Clube de Rugby de Arcos de Valdevez), o Tondela e Técnico de Lisboa.


Os universitários ingleses do Exeter viriam a vencer a final contra a equipa francesa do Galaxy.


Os Garranos de Arcos de Valdevez realizaram um excelente Torneio. Os Arcuenses venceram o seu grupo, mas perderam na meia final, ficando assim arredados da possibilidade de conquistar o título.

Na categoria "Open All", participaram os Ingleses dos Saracens (com duas equipas) e os Bishop’s Stortford. Das Ilhas Canárias vieram os “Atlântico Touch”. De Portugal, marcaram presença a Selecção Nacional M45 (em preparação para o Campeonato de Europa) e ainda equipas de Braga, de Coimbra e duas equipas de Lisboa (São Miguel e o Técnico).

A emocionante final viria a ser entre as equipas de Lisboa, com a vitória a ser decidida em prolongamento e a pender para o Técnico.


Participaram no Torneio, aproximadamente, 300 atletas, 10 Árbitros e cerca de 30 voluntários estiveram envolvidos neste evento. O Torneio teve transmissão mundial via Livestream.


EQUIPAS E DIVERSAS ENTIDADES AGRACIADAS PELA ORGANIZAÇÃO


No final do Torneio (ainda no estádio) todas as equipas e árbitros foram premiados.

Procederam à entrega dos prémios no estádio o Presidente da Autarquia Arcuense (João Manuel Esteves) e os Vereadores (Emília Cerdeira e Nelson Fernandes); o Presidente da União de Freguesias de AV Salvador, Vila Fonche e Parada (Rui Aguiam); o Presidente do “Rugby Clube os Garranos” (Paulo Gameiro); o Presidente do “Clube de Rugby de Arcos de Valdevez” (Fernando Manso); o Presidente da “Associação Touch Rugby Portugal” (Eduardo Seabra) e a diretora de Eventos da “European Federation of Touch” (Linda Acker)


Durante o jantar de gala, servido no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez, a organização distinguiu individualidades e instituições que se destacaram no apoio ao Torneio e ao Touch Rugby:

  • MVP Feminino: Tania Rosser (Galaxy Paris)

  • MVP Masculino: Mitch Kennedy (Exeter Inglaterra)

  • Espírito Touch: Saracens de Inglaterra

  • Parceria Social: Projeto “VezdeIgualdade”

  • Parceria Desportiva: Clube de Rugby de Arcos de Valdevez

  • Prémio Carreira: Albertino Minhoto (Técnico de Lisboa).

À margem do Torneio, o Presidente da “Associação Touch Rugby Portugal” (Eduardo Seabra), entregou ainda os Escudos de Campeões Nacionais referentes às Competições Nacionais de 2022: Agrária de Coimbra (Campeões Open Mixed) e AAC (Campeões Open All).


ARCOSTOUCH: PARA ALÉM DO DESPORTO


O Torneio ArcosTouch vai mais além do Touch Rugby, sendo intenção da organização do evento promover a região, ajudar a economia local e integrar projetos sociais.

Garranos

Nesse sentido, na sexta-feira anterior ao Torneio, os visitantes participaram numa prova de produtos regionais, e durante a noite, num jantar no centro das festividades do São João da Valeta.


No domingo, após o Torneio, vários participantes realizaram atividades de caiaque e “stand up paddle” no rio Vez, passeios na Ecovia, visita e almoços em Arcos de Valdevez.


Os organizadores têm ainda o compromisso de trabalhar com empresas da região (hotelaria, restauração, prémios, marketing e publicidade, multimédia, fisioterapeutas, transportes, atividades de lazer…) ajudando assim a economia local.


O Torneio tem ainda uma parceria social com o projeto da autarquia Arcuense “VezdeIgualdade”, uma vez que neste desporto, homens e mulheres competem juntos sem qualquer diferenciação.


A organização refere que "depois de dois anos de pausa forçada devido à pandemia, o ArcosTouch regressou em grande e foi um verdadeiro sucesso, com muitas das equipas a mostrar, desde já, interesse em regressar no próximo ano."



0 comentário

Comentarios


bottom of page