As pinturas saídas das duas primeiras edições do Projeto “Arte em Trânsito”, referente aos anos 2021/2022 e 2022/2023, encontram-se em regime de itinerância pelos estabelecimentos de ensino superior do Norte de Portugal e da Galiza, parceiros do Município de Monção neste projeto partilhado e criativo.
Depois de terem passado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre os dias 2 e 28 de novembro, as pinturas podem ser apreciadas no Espaço Abrigo, da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra. A inauguração teve lugar na passada quinta-feira, dia 30 de novembro.
Com a colaboração da Escola Superior Artística do Porto, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Projeto “Arte em Trânsito”, que vai na terceira edição, consta de três momentos distintos ao longo do ano letivo, tendo como cenário diversas quintas vinícolas do concelho de Monção.
O primeiro momento teve lugar, em finais de setembro, com a participação de seis alunos, dois de cada uma das instituições educativas mencionadas. "A pintura, que ficou incompleta, será retomada, no primeiro trimestre de 2024, por outros alunos, sendo concluída, no segundo trimestre, por novos alunos", adianta nota do Município de Monção.
"No seu conjunto, o Projeto “Arte em Trânsito” envolve, em cada edição, 18 alunos, 6 de cada instituição de ensino, numa verdadeira comunhão de ideias e partilha de experiências artísticas, proporcionando uma cumplicidade harmoniosa entre o território vinhateiro de Monção e a criatividade dos jovens estudantes", refere o município.
Conheça melhor o projeto através dos vídeos das edições anteriores:
Comments