top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Exposição “Censura Prévia na Música e na Literatura” no Fórum Cultural das Neves

10 de Maio, 2024

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura, este sábado, às 18h30, no Fórum Cultural das Neves, a exposição “Censura Prévia na Música e na Literatura”, que reúne um conjunto de livros e discos editados antes do 25 de Abril de 1974 e que foram objeto de censura, alguns deles proibidos de circular em Portugal.





cartaz da exposição e Fórum Cultural das Neves

A sessão de abertura contará com a participação do grupo Terra Larga – Coro dos Moços do Neiva, que interpretará temas do cancioneiro popular alentejano. Esta exposição ficará patente ao público até ao dia 20 de maio, podendo ser visitada das 15h00 às 19h00.


Esta exposição enquadra-se na programação comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Recorde-se que Viana do Castelo está a assinalar meio século da Revolução dos Cravos com cerca de 200 iniciativas promovidas pelo município e entidades diversas, entre teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, murais, esculturas e muito mais, até final do ano. O programa reúne várias associações de índole cultural, desportiva e social e instituições vianenses.


O objetivo passa por ir além da evocação da data, envolvendo os agentes locais e o território e gerando uma reflexão em vários domínios, entre educação, cultura, ciência e outros, sobre os ganhos dos 50 anos de democracia e liberdade. É também objetivo da autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo.


Sobre o Fórum Cultural das Neves

O novo espaço, que foi financiado pelo Norte 2020, serve as freguesias do Vale do Neiva e implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo agora áreas expositivas para promover os valores identitários da região, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.




0 comentário

Commentaires


bottom of page