top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Exposição de fotografia mostra "Formas de Ver Ponte de Lima: 30 anos depois" na biblioteca municipal



O Município de Ponte de Lima vai promover a exposição “Formas de Ver Ponte de Lima: 30 anos depois”, de 9 de dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, na Biblioteca Municipal. A entrada é livre.

Quem, por este período, visitar Ponte de Lima, vai poder ver de perto a exposição evocativa do primeiro livro de fotografias publicado em Ponte de Lima e apresentado na Biblioteca Municipal.


Foi em 1992 que o autor do livro, Amândio de Sousa Vieira, publicou o seu primeiro livro de fotografias “feito a pensar nesta terra e nas suas gentes, dedicado a todos os que aqui nasceram, que por cá passam algum tempo ou que aqui vivem”. Trata-se de um livro de chancela do autor dedicado à vila de Ponte de Lima e ao concelho que revelam os dotes artísticos, sociais e humanistas do seu criador, e que foi o farol de abertura à publicação de outros livros.


Um importante testemunho cultural na intencionalidade de resgatar através da arte fotográfica tradições, patrimónios arquitetónico, paisagístico e etnográfico, vivências das gentes do concelho e um filão de histórias com gente dentro.


A exposição, patente na varanda interior da Biblioteca Municipal de 9 de dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, "vai integrar vários painéis que incluirão imagens dos principais momentos do lançamento do livro, compreenderá fotografias de Ponte de Lima e das suas gentes tiradas pelo autor e publicadas no livro há 30 anos e revelará novas formas de ver Ponte de Lima, sob o olhar de Amândio de Sousa Vieira, com fotografias atuais da paisagem natural, arquitetónica e humana que povoam o quotidiano desta terra.", explica o município em comunicado.


Com os olhos postos no presente e no futuro e com memórias de como tudo começou há 30 anos, evoca-se uma obra e o seu autor que revelam o talento deste artista, que com mestria domina criativamente a imagem, regista momentos únicos e capta a diversidade das pessoas, da beleza humana e terrena, e preserva as manifestações culturais e costumes da terra.


Uma exposição para apreciar, de segunda a sábado, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.




0 comentário

Comments


bottom of page