Está patente no Centro Cultural de Paredes de Coura a exposição "Fogo Frio" - Prevenir o incêndio com fogo, da autoria de Conceição Colaço, em parceria com a Mapa de Ideias, que visa colocar a ciência ao serviço da prevenção de incêndios. Para apreciar até dia 25 de fevereiro.
Em Portugal, os incêndios são recorrentes, como é natural no mediterrâneo com invernos chuvosos e verões secos. Anos muito secos, com ondas de calor e muito vento podem levar a eventos catastróficos como nos anos de 2003, 2005 e 2017. Torna-se, assim, imprescindível prevenir. O fogo tradicional (queimas e fogo pastoril) bem como o fogo controlado ajudam na prevenção por diminuírem a carga de vegetação e criarem mosaicos (descontinuidades de vegetação). Fogo Frio é uma exposição-jogo para crianças, jovens e adultos, sobre PREVENÇÃO.
Exposição em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que pode ser visitada desde 20 de janeiro até 25 de fevereiro no horário: quarta a domingo das 14h00 às 18h00.
Comentarios