Exposição nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo convida a pensar a cidade e o território
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Exposição nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo convida a pensar a cidade e o território



No âmbito das comemorações do 175.º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, foi inaugurada, no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho, a exposição “Monumentos de Viana do Castelo - Memória Anacrónica - Tríptico da Praça da República”. A exposição é o materializar da descoberta e reunião de elementos imagéticos que o Arquivo e Memória preserva e que potenciam um conhecimento sobre Viana do Castelo, sobre as suas gentes e sobre a sua identidade.


‘Monumentos de Viana do Castelo - memória anacrónica’ parte da lista e localização que a cartografia em exposição assinala e este mapeamento regista uma ordem de objetos em estudo. Esta exposição convida, assim, a pensar a cidade e o território.


O aparato imagético, alicerçado no processo de investigação sistemática sobre as fotografias de espólios da Câmara Municipal - Arquivo e Memória, resulta, desde logo, da concretização de ‘constructo de memória’ operando fundamentalmente no universo da fotografia documental, neste caso, dos espólios de Severino Costa e Boa-Morte.

Incidir o olhar sobre a Praça da República e o seu tríptico monumental, ao expandir do universo de imagens que se apresentam e que, por sua vez, suscitam possibilidade de estabelecer conexões, reconhecer os pormenores que são relações e podemos então encontrar, recuperar, descobrir, conhecer e fruir apego, para construir memória.

O processo em desenvolvimento, designado por ‘constructo de memória’ fundamenta-se em "metodologias de análise de design de imagem, incide no vasto acervo fotográfico disponível no Arquivo e Memória que potencia o conhecimento sobre Viana do Castelo, as suas gentes, a nossa identidade, onde, pelo apelo ao olhar, na procura do entendimento do património cultural do nosso território que envolve a memória individual e coletiva, se apresenta um aparato contemporâneo.", explica o Município de Viana do Castelo em comunicado.


"Neste conjunto de imagens podem ser encontradas referências ao universo imaterial (vivências e tradições) que são parte da nossa identidade inimitável, construindo memória futura.", concluem.



0 comentário
bottom of page